Neste artigo pretendo compartilhar estratégias de marketing para venda de software como serviço.
Este conteúdo foi escrito inicialmente em outubro de 2015, e atualizado em janeiro de 2020.
Este artigo sobre como funciona a venda de software junto com o resumo do livro traction que apresenta os 19 canais para atrair mais clientes utilizado por startups, são os artigos mais acessados deste blog.
Recomendo que você leia o resumo do livro Traction para aprender como tracionar suas vendas de software. https://blog.marketeria.net.br/19-canais-para-atrair-mais-clientes-segundo-o-livro-traction/
O mercado de tecnologia está cada vez mais competitivo e acirrado em todos os seus segmentos.
No segmento de software, especialmente, novidades surgem com frequência, fazendo necessário que as empresas estabeleçam um diferencial perante a concorrência.
Existem diversas estratégias conhecidas de marketing para a venda de software.
Entre elas eu quero destacar o inbound com o framework do flywheel, que contempla o marketing, vendas e serviços.
Veja na figura abaixo a representação do flywheel contemplando a gestão do relacionamento com o cliente ( CRM) no centro de tudo, totalmente focado no cliente.
O Marketing tem a missão de atrair desconhecidos, através do marketing de conteúdo e transforma-los em contatos interessados (leads).
O marketing de conteúdo é o investimento de marketing mais inteligente que você pode fazer. Pois ele reforça a sua autoridade no mercado, demostra pro cliente que você entende do problema dele e que sabe como resolver, e enquanto o seu assunto for relevante e útil ele seguirá trazendo frutos.
Exemplo disso é este artigo , que apesar de ter sido escrito em 2015, em 2020 ele ainda traz visitantes e clientes até a minha empresa.
Veja no google, este artigo "Estratégias de marketing para venda de software como serviço" está em primeiro lugar no google nos últimos 4 anos consecutivos: como o google ajuda na venda de software com o marketing de conteúdo https://blog.marketeria.net.br/marketing-de-conteudo-e-melhor-terceirizar-ou-mante-lo-internamente/
O time de venda de software tem a missão de engajar com estes contatos de forma relevante e contextualizada aos conteúdos e problemas que o contato está enfrentando, e através de um processo de venda consultiva, ajudar este contato a entender o problema e as consequências e implicações deste problema e transformá-lo em clientes.
O time de serviços (Sucesso do Cliente), tem a missão de encantar estes novos clientes, para transformá-los em promotores da sua empresa.
É necessário que tudo esteja em uma única base de dados, sem fazer gambiarras integrando diversas plataformas.
CRM, Marketing, Vendas e Serviços.
Cada vez que você abrir o registro de um contato, empresa ou negócio em seu CRM, você tem que ter uma visão completa deste contato ao longo de todo o seu ciclo de vida.
A propriedade padrão Fase do ciclo de vida contém os seguintes estágios como opções:
https://marketeria.net.br/transformacao-comercial-em-empresas-b2b/
Planejamento é a palavra-chave quando o assunto é marketing e vendas.
Se você não sabe seus objetivos de negócio, suas metas e não conhece seu produto e as empresas para as quais você pretende comercializar seus softwares, você não consegue sair do lugar. Por isso, antes de mais nada, é preciso planejar e definir objetivos, responsabilidades, equipe envolvida e recursos que serão utilizados. Identifique seus alvos
Faça uma pesquisa de mercado para entender quais empresas são consumidoras em potencial do seu tipo de software. Identifique também o perfil do tomador de decisão dentro desse tipo de negócio.
Inbound Marketing é uma forma nova e diferente de fazer marketing.
Embora no Brasil ele ainda seja uma novidade, fora do país já é um sucesso consolidado.
Diferente do marketing tradicional, que é interruptivo, invasivo e nem sempre garante resultados, o Inbound Marketing tem um melhor retorno sobre o investimento e é mais centrado no cliente em potencial e nas suas necessidades.
Dentro da metodologia de Inbound Marketing, é fundamental conhecer o mercado em que você atua e as etapas da jornada de compra do seu produto.
Também é preciso definir personas, que são criadas com base nos perfis reais do seu público-alvo.
Um dos principais trunfos do Inbound Marketing é a produção de conteúdo para estas personas nos diferentes estágios da jornada de compra, tornando desconhecidos em interessados, interessados em leads e leads em clientes.
A expressão “smarketing” vem da junção das expressões sales (vendas) + marketing.
Ela representa e integração dessas duas áreas em torno de objetivos comuns.
A ideia é que as áreas tenham uma interface maior entre si, com mais comunicação e trabalho conjunto, otimizando os recursos e maximizando os resultados.
Tendo em vista que você vende um serviço e não uma licença, o pós-venda e o acompanhamento desses clientes deve ser um diferencial da sua empresa.
Aposte em canais de atendimento eficazes e em um suporte bem treinado capaz de atender seus clientes sempre que necessário.
Não existe uma fórmula pronta para o sucesso, mas adotando boas estratégias e adaptando-as ao seu mercado, você consegue melhorar as vendas do seu software.
Depois desta leitura eu imagino que gerar mais leads, ter um processo comercial mais eficiente e/ou otimizar o suporte ao seu cliente sejam prioridades para você.
Esses três pontos também são prioridades para nós, por isso gostaríamos de ajudá-lo(a) a rodar as melhores estratégias para atingir esses resultados.
Queremos te ajudar a levar o seu negócio para um próximo nível.
Se você tem um negócio de vendas de software B2B de vendas complexas e de alto valor, e tem interesse em crescer a sua receita de forma previsível e escalável eu quero marcar uma reunião de trabalho com você para te ajudar a elaborar um plano de ação para:
Será uma reunião bem produtiva.
Vamos definir estratégia, processos e tecnologia.
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Mas se ainda não é o seu momento, confira o artigo: Marketing de conteúdo para venda de software como serviço
Leia também:
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Entenda como os nossos serviços de podem ajudar a sua empresa a aumentar as vendas de software na sua empresa com previsibilidade e escalabilidade.
Para aprofundar seu entendimento sobre o flywheel
Leia: https://blog.marketeria.net.br/flywheel-ou-funil/