Estratégias de marketing para venda de software como serviço
Neste artigo pretendo compartilhar estratégias de marketing para venda de software como serviço.
Este conteúdo foi escrito inicialmente em outubro de 2015, e atualizado em janeiro de 2020.
Este artigo sobre como funciona a venda de software junto com o resumo do livro traction que apresenta os 19 canais para atrair mais clientes utilizado por startups, são os artigos mais acessados deste blog.
Recomendo que você leia o resumo do livro Traction para aprender como tracionar suas vendas de software. https://blog.marketeria.net.br/19-canais-para-atrair-mais-clientes-segundo-o-livro-traction/
O mercado de tecnologia está cada vez mais competitivo e acirrado em todos os seus segmentos.
No segmento de software, especialmente, novidades surgem com frequência, fazendo necessário que as empresas estabeleçam um diferencial perante a concorrência.
Qual estratégia de marketing para venda de software costuma funcionar melhor?
Existem diversas estratégias conhecidas de marketing para a venda de software.
Entre elas eu quero destacar o inbound com o framework do flywheel, que contempla o marketing, vendas e serviços.
Veja na figura abaixo a representação do flywheel contemplando a gestão do relacionamento com o cliente ( CRM) no centro de tudo, totalmente focado no cliente.
O Marketing tem a missão de atrair desconhecidos, através do marketing de conteúdo e transforma-los em contatos interessados (leads).
O marketing de conteúdo é o investimento de marketing mais inteligente que você pode fazer. Pois ele reforça a sua autoridade no mercado, demostra pro cliente que você entende do problema dele e que sabe como resolver, e enquanto o seu assunto for relevante e útil ele seguirá trazendo frutos.
Exemplo disso é este artigo , que apesar de ter sido escrito em 2015, em 2020 ele ainda traz visitantes e clientes até a minha empresa.
Veja no google, este artigo "Estratégias de marketing para venda de software como serviço" está em primeiro lugar no google nos últimos 4 anos consecutivos: como o google ajuda na venda de software com o marketing de conteúdo https://blog.marketeria.net.br/marketing-de-conteudo-e-melhor-terceirizar-ou-mante-lo-internamente/
O time de venda de software tem a missão de engajar com estes contatos de forma relevante e contextualizada aos conteúdos e problemas que o contato está enfrentando, e através de um processo de venda consultiva, ajudar este contato a entender o problema e as consequências e implicações deste problema e transformá-lo em clientes.
O time de serviços (Sucesso do Cliente), tem a missão de encantar estes novos clientes, para transformá-los em promotores da sua empresa.
É necessário que tudo esteja em uma única base de dados, sem fazer gambiarras integrando diversas plataformas.
CRM, Marketing, Vendas e Serviços.
Cada vez que você abrir o registro de um contato, empresa ou negócio em seu CRM, você tem que ter uma visão completa deste contato ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Quais são as fases do ciclo de vida?
A propriedade padrão Fase do ciclo de vida contém os seguintes estágios como opções:
- Assinante: contatos que conhecem sua empresa e optaram por receber mais de sua equipe. Estes são provavelmente os visitantes que se inscreveram no seu blog ou boletim informativo.
- Leads: contatos que mostraram a satisfação de vendas além de um assinante. Um exemplo de um lead é um contato que se inscreve para uma oferta de conteúdo do seu negócio.
- Lead qualificado de marketing: contatos que se envolveram com os esforços de marketing da equipe, mas ainda não estão prontos para receber uma chamada de vendas. Um exemplo de um MQL é um contato que responde a um formulário específico em uma campanha de marketing.
- Lead qualificado de vendas: contatos que indicaram, por meio de suas ações, que estão prontos para um acompanhamento de vendas direto. Um exemplo de um SQL é um contato que envia uma pergunta sobre seu produto através de um formulário de contato.
- Oportunidade: contatos que são oportunidades de vendas reais.
- Cliente: contatos com negócios fechados.
- Evangelista: clientes que defendem o seu negócio e cujas redes podem ser aproveitadas para mais leads.
- Outro: um estágio curinga que pode ser usado quando um contato não se encaixa em nenhum dos estágios acima.
- Assim fica mais fácil medir o ROI de cada campanha de marketing, e demostra mais organização para o cliente, o que vai contribuir para você fazer mais negócios e aumentar a sua receita de forma previsível e escalável.
https://marketeria.net.br/transformacao-comercial-em-empresas-b2b/
Como estruturar um processo de marketing para a venda de software aumentar na sua empresa
Planeje
Planejamento é a palavra-chave quando o assunto é marketing e vendas.
Se você não sabe seus objetivos de negócio, suas metas e não conhece seu produto e as empresas para as quais você pretende comercializar seus softwares, você não consegue sair do lugar. Por isso, antes de mais nada, é preciso planejar e definir objetivos, responsabilidades, equipe envolvida e recursos que serão utilizados. Identifique seus alvos
Faça uma pesquisa de mercado para entender quais empresas são consumidoras em potencial do seu tipo de software. Identifique também o perfil do tomador de decisão dentro desse tipo de negócio.
Adote o Inbound Marketing
Inbound Marketing é uma forma nova e diferente de fazer marketing.
Embora no Brasil ele ainda seja uma novidade, fora do país já é um sucesso consolidado.
Diferente do marketing tradicional, que é interruptivo, invasivo e nem sempre garante resultados, o Inbound Marketing tem um melhor retorno sobre o investimento e é mais centrado no cliente em potencial e nas suas necessidades.
Dentro da metodologia de Inbound Marketing, é fundamental conhecer o mercado em que você atua e as etapas da jornada de compra do seu produto.
Também é preciso definir personas, que são criadas com base nos perfis reais do seu público-alvo.
Um dos principais trunfos do Inbound Marketing é a produção de conteúdo para estas personas nos diferentes estágios da jornada de compra, tornando desconhecidos em interessados, interessados em leads e leads em clientes.
Aposte no Smarketing (sales + marketing)
A expressão “smarketing” vem da junção das expressões sales (vendas) + marketing.
Ela representa e integração dessas duas áreas em torno de objetivos comuns.
A ideia é que as áreas tenham uma interface maior entre si, com mais comunicação e trabalho conjunto, otimizando os recursos e maximizando os resultados.
Dê atenção ao pós-venda
Tendo em vista que você vende um serviço e não uma licença, o pós-venda e o acompanhamento desses clientes deve ser um diferencial da sua empresa.
Aposte em canais de atendimento eficazes e em um suporte bem treinado capaz de atender seus clientes sempre que necessário.
Não existe uma fórmula pronta para o sucesso, mas adotando boas estratégias e adaptando-as ao seu mercado, você consegue melhorar as vendas do seu software.
Depois desta leitura eu imagino que gerar mais leads, ter um processo comercial mais eficiente e/ou otimizar o suporte ao seu cliente sejam prioridades para você.
Esses três pontos também são prioridades para nós, por isso gostaríamos de ajudá-lo(a) a rodar as melhores estratégias para atingir esses resultados.
Queremos te ajudar a levar o seu negócio para um próximo nível.
Se você tem um negócio de vendas de software B2B de vendas complexas e de alto valor, e tem interesse em crescer a sua receita de forma previsível e escalável eu quero marcar uma reunião de trabalho com você para te ajudar a elaborar um plano de ação para:
- Gerar mais leads
- Nutrir os leads
- Desenvolver um processo comercial eficiente
- Otimizar o suporte ao cliente
Será uma reunião bem produtiva.
Vamos definir estratégia, processos e tecnologia.
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Mas se ainda não é o seu momento, confira o artigo: Marketing de conteúdo para venda de software como serviço
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Para aprofundar seu entendimento sobre o flywheel