Marketing de conteúdo é melhor terceirizar ou mantê-lo internamente?

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Ao procurar expandir os planos de marketing, uma consideração comum concentra-se em terceirizar marketing de conteúdo ou contratar internamente.

E, para ser sincero, não há resposta exata para uma pergunta dessas - ela depende inteiramente dos objetivos, do orçamento e de uma infinidade de outros fatores.

De fato, pode ser possível empregar com sucesso uma combinação de marketing interno e terceirizar o marketing de conteúdo para atender às necessidades da sua empresa, ou você pode obter um ROI melhor ao contratar uma equipe terceirizada de profissionais de marketing pelo preço típico de uma contratação interna.

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Para ajudá-lo a decidir, dê uma olhada em algumas perguntas comuns (e respostas!) Sobre a contratação de uma agência.

Um escritor externo pode efetivamente capturar e transmitir a voz da minha marca?

Essa é uma preocupação válida, e nós entendemos: você é sua empresa e sua empresa é sua marca; portanto, é difícil colocar confiança nas mãos de outras pessoas.

Quando você trabalha com uma agência com uma equipe de escritores altamente talentosos, eles podem adotar facilmente a voz da empresa para se conectar com as diferentes personas dos compradores de maneira eficaz.

Esses escritores talentosos e com espírito criativo buscaram especificamente o trabalho da agência porque preferem a dinâmica e a diversidade de um ambiente de agência - portanto, mesmo que você queira contratar um escritor para a empresa, poderá ter problemas com o recrutamento e a retenção.

Além disso, obter uma nova perspectiva é uma coisa boa - alguém fora da sua empresa terá mais facilidade em criar distância emocional da sua marca e produzir conteúdo que seja credível e objetivo aos olhos do público. Os escritores internos tendem a adotar uma abordagem mais publicitária, o que é ótimo quando a situação o exige, mas para os objetivos da sua empresa, você precisa de escritores que saibam fazer marketing de conteúdo.

Posso apenas contratar um freelancer para escrever um post por semana. O que eu preciso que uma equipe inteira faça?

Embora o conteúdo seja uma grande parte de uma estratégia de marketing de entrada, há muito mais do que isso.

O objetivo final é produzir resultados - não apenas escrever um post por semana. Portanto, ao escrever, você precisará escrever um conteúdo alinhado às necessidades da sua persona, que se enquadre em uma estratégia abrangente de geração de leads e seja criado com as melhores práticas de SEO , equilibrando consistência, palavras-chave e inovação.

Existem diferentes tipos de conteúdo que requerem diferentes conjuntos de habilidades. Por exemplo, existem práticas recomendadas diferentes para escrever white papers , escrever um e-book ou criar um infográfico. Quando você terceiriza seu marketing de conteúdo para uma agência, obtém uma equipe de especialistas em sua área específica; portanto, se você contratar internamente ou um freelancer, ele deverá ser versado em todos os aspectos dos tipos de conteúdo.

Outra observação: cada postagem do blog pode levar horas para ser concluída quando você leva em consideração o tempo para pesquisa, redação, revisão e publicação - o que significa que você definitivamente desejará considerar a largura de banda e a carga de trabalho.

Qual é o padrão de qualidade de conteúdo no trabalho com uma agência?

Não há desculpa para gramática ruim, seja de uma agência ou de um escritor interno. É mais provável que você tenha erros de digitação ou preposições incorretas se tiver um freelancer ou uma pessoa interna escrevendo, pois não há editores ou etapas de qualidade ao longo do caminho.

Uma boa agência fornecerá uma cópia completamente limpa, seja para um anúncio no Facebook, postagem no blog ou cartão postal, porque a única coisa com a qual você precisa se preocupar é se o conteúdo está produzindo resultados e vendas.

Posso fazer um período de teste com uma agência de marketing de conteúdo?

Se você ainda não tiver certeza sobre a contratação de uma agência de marketing de conteúdo, poderá testar fazendo parceria com elas por um período definido. Depende da agência de como os contratos e compromissos são estruturados, mas se você pode se comprometer com um projeto, pode ser um bom campo de teste.

Quando o projeto ou contrato estiver chegando ao fim, tente criar e gerenciar conteúdo de marketing para comparar como o trabalho da agência com o seu próprio para ver se você poderia ter feito melhor.

Se você acha que seu trabalho produziu melhores resultados, talvez tenha as habilidades necessárias para levar o marketing de conteúdo de volta para casa (ou talvez seja a hora de encontrar outra agência).

Além disso, você pode tentar terceirizar apenas uma pequena parte do seu plano de marketing de conteúdo para uma agência. Por exemplo, se os blogs consistentemente são um aborrecimento para você e sua equipe, por que não terceirizar isso para uma agência que pode fornecer resultados consistentes e alta qualidade? Ou talvez você goste de blogar, mas deseja oferecer aos visitantes do seu website ou um e-book para download - este pode ser facilmente um projeto único para uma agência de marketing de conteúdo.

Algo mais?

Bem, se as primeiras perguntas não o guiarem na direção certa, você deve terceirizar o marketing de conteúdo se ...

  • Você não quer ou não pode contratar um talentoso escritor interno.
  • Você não tem espaço de escritório suficiente para uma equipe de profissionais de marketing de conteúdo.
  • Você não tem tempo para escrever e gerenciar seu marketing.
  • Você não possui profissionais de marketing internos especializados nos vários tipos de conteúdo.
  • Você não tem tempo para acompanhar as tendências de marketing.

 

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SOBRE O AUTOR

Fábio Silva

Minha filosofia e estratégia de negócios consiste em ajudar as pessoas. Aumento a produtividade comercial em empresas B2B de vendas complexas com processos, tecnologia, conteúdo e treinamento.

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