Como inovar o processo de marketing

By
2 Minutes Read

<p>&Eacute; incr&iacute;vel que a &ldquo;era da informa&ccedil;&atilde;o&rdquo; tenha nos proporcionado a chance de utilizar a tecnologia para agilizar processos e, consequentemente, melhorar a qualidade dos servi&ccedil;os oferecidos. Dentro do nicho de<strong> vendas</strong>, ainda discutimos muito sobre a influ&ecirc;ncia do mercado e o comportamento dos prospects ao compararem marcas e produtos, e principalmente: qual dire&ccedil;&atilde;o seguir agora que as distancias foram encurtadas com um click? &nbsp;Como o nosso neg&oacute;cio sobreviver&aacute;&nbsp;aos novos <strong>h&aacute;bitos de consumo</strong>? A not&iacute;cia &eacute; boa: m&eacute;todos s&atilde;o desenvolvidos e aperfei&ccedil;oados todos os dias a fim de responder essas e outras perguntas, entre eles est&atilde;o o<strong> Inbound Marketing</strong> e o <strong>Inside Sales</strong>.&nbsp;</p> <h2><strong>Inbound Marketing: ser espec&iacute;fico para ser melhor</strong></h2> <p><strong>Inbound marketing</strong> &eacute; o novo jeito de se fazer marketing, dessa vez focado nas <strong>necessidades do p&uacute;blico-alvo</strong>. Se o processo de vendas da sua empresa &eacute; focado em atrair o m&aacute;ximo de pessoas poss&iacute;veis, est&aacute; na hora de repensar sobre as estrat&eacute;gias adotadas. O outbound marketing, a velha forma de se fazer marketing, est&aacute; em decl&iacute;nio pelo desperd&iacute;cio de recursos e a falta de foco, ou seja, n&atilde;o &eacute; eficaz!&nbsp;</p> <p>Algumas perguntas podem ser utilizadas para questionar se a sua estrat&eacute;gia comercial est&aacute; alcan&ccedil;ando todo o seu potencial:</p> <p>1-&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Os clientes que j&aacute; compraram ou utilizaram o meu servi&ccedil;o voltam a utiliz&aacute;-lo?</p> <p>2-&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Eu tenho o controle sobre os resultados de a&ccedil;&otilde;es virtuais ou f&iacute;sicas que s&atilde;o desenvolvidas com o objetivo de atrair ou converter prospects?</p> <p>3-&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Eu consigo n&uacute;meros significativos de vendas com a minha atual estrat&eacute;gia?</p> <p>4-&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Eu desenvolvo conte&uacute;do espec&iacute;fico e focado em meu p&uacute;blico-alvo?</p> <p>5-&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Os recursos gastos com marketing digital e venda s&atilde;o compat&iacute;veis com o resultado esperado?</p> <p>Ao analisarmos esses pontos podemos montar planos de a&ccedil;&atilde;o espec&iacute;ficos para que o produto esteja sincronizado com o p&uacute;blico-alvo.</p> <h2><strong>Inside Sales: Colocando as vendas no s&eacute;culo XXI</strong></h2> <p>Voc&ecirc; j&aacute; reparou que algumas empresas consideradas como refer&ecirc;ncia em suas &aacute;reas de atua&ccedil;&atilde;o n&atilde;o relutam em utilizar tecnologias e m&iacute;dias dispon&iacute;veis em sua comunica&ccedil;&atilde;o interna e externa? N&atilde;o &eacute; &agrave; toa. O princ&iacute;pio adotado por elas &eacute; b&aacute;sico: se algo pode ser melhorado com o auxilio de algum sistema/tecnologia, ent&atilde;o vamos faz&ecirc;-lo!</p> <p><strong>Inside sales</strong> &eacute; um m&eacute;todo utilizado para <strong>otimizar as vendas </strong>em que se utiliza&nbsp;instrumentos dispon&iacute;veis na web (ou outros que possuam a mesma fun&ccedil;&atilde;o, como aplicativos) que funcionam como facilitadores da comunica&ccedil;&atilde;o entre a empresa e os clientes. Exemplificando: se voc&ecirc; tem uma ag&ecirc;ncia de webdesign, poderia realizar reuni&otilde;es por hangout, oferecer suporte com material gr&aacute;fico e profissionais para esclarecer as d&uacute;vidas antes do contrato ser assinado. Esses m&eacute;todos j&aacute; s&atilde;o o bastante para evitar alguns erros, economizar recursos e fazer com que n&atilde;o haja tanto desgaste entre as partes envolvidas.</p> <h2><strong>Como Inbound Marketing e Inside sales podem inovar as vendas?</strong></h2> <p>De acordo com a pesquisa realizada pela Ebit/buscap&ecirc;, o com&eacute;rcio eletr&ocirc;nico no Brasil movimentou 18 bilh&otilde;es no primeiro semestre de 2015, um crescimento de 16% em rela&ccedil;&atilde;o a 2014. Em termos pr&aacute;ticos, isso mostra que os h&aacute;bitos das pessoas est&atilde;o cada vez mais ligados a web, sendo a conex&atilde;o o princ&iacute;pio que norteia cada vez mais a rela&ccedil;&atilde;o entre empresas e pessoas.</p> <p>O Inbound Marketing cria uma base s&oacute;lida para que o Inside Sales possa ser utilizado de forma coerente. &Eacute; l&oacute;gico que os dois m&eacute;todos podem ser utilizados de maneira separada, entretanto os benef&iacute;cios s&atilde;o t&atilde;o favor&aacute;veis se unidos que n&atilde;o h&aacute; motivos para faz&ecirc;-lo. Ent&atilde;o, como come&ccedil;ar?</p> <p>Mude aos poucos: entenda quais estrat&eacute;gias n&atilde;o funcionam mais, tenha em mente o seu p&uacute;blico-alvo, ofere&ccedil;a suporte a sua equipe de vendas para que eles estejam em sintonia com os valores da empresa e com a tecnologia utilizada, ofere&ccedil;a infraestrutura adequada para que o trabalho possa ocorrer, e divirta-se enquanto transforma a sua empresa.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Que tal elevar as suas vendas a um novo patamar com a ajuda do Inbound Marketing e Inside Sales? Compartilhe esse conte&uacute;do para espalhar conhecimento e entre em contato com a Marketeria&nbsp;para esclarecer qualquer d&uacute;vida.&nbsp;</strong></p> <p>

Fábio Silva

Author