Marketing digital além do Facebook: 10 redes sociais que você ainda não pensou em investir
<p dir="ltr">O Facebook é, provavelmente, a maior rede social do mundo - a plataforma já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários espalhados pelos mais diversos países. Somente no Brasil são mais de 61 milhões de contas criadas desde a criação, em 2004.</p> <p dir="ltr">Em 10 anos, o Facebook não aumentou somente o número de acessos, mas se tornou uma máquina de gerar publicidade. Por oferecer serviços por um valor bastante baixo (é possível investir R$ 1,00 por mês), é difícil encontrar uma empresa que não possua um perfil corporativo na rede social.</p> <p dir="ltr">Entretanto, outras redes sociais estão em crescimento, apresentando grandes números de usuários e permitindo que também sejam feitos investimentos em marketing digital. Por isso, separamos neste post 10 redes sociais, além do Facebook, que consideramos importantes. Confira.</p> <h2 dir="ltr">10 redes sociais importantes para a sua empresa</h2> <h3 dir="ltr">1. Tumblr</h3> <p dir="ltr">O Tumblr é uma rede de mini blogs onde é possível compartilhar textos, vídeos e fotos. Por oferecer o recurso de reblog, no qual o usuário pode reproduzir um conteúdo já publicado, possui alto potencial de viralizar, tornando-se foco de grandes agências de marketing e publicidade. As páginas do Tumblr podem ser personalizadas, permitindo que lojas e marcas utilizem suas cores e logos para mostrar identidade.</p> <h3 dir="ltr">2. Pinterest</h3> <p dir="ltr">Utilizado principalmente por fotógrafos para divulgar seus trabalhos, o Pinterest funciona como um grande mural onde os usuários “penduram” suas imagens. Também é possível favoritar perfis e compartilhar fotos. Pode ser uma porta de entrada para empresas de design ou arquitetura, por exemplo.</p> <h3 dir="ltr">3. Instagram</h3> <p dir="ltr">O Instagram é o queridinho do momento. O que era antes pouco utilizado por marcas, hoje compete com o número de perfis de empresas no Facebook. Além disso, algumas marcas também fazem publicidade por meio de posts de usuários que possuem um grande número de seguidores.</p> <h3 dir="ltr">4. Twitter</h3> <p dir="ltr">Diferentemente de qualquer outra rede social, o Twitter é um espaço para se informar de forma rápida e dinâmica. Muito utilizado por portais de notícias para fazer coberturas jornalísticas, o site também permite divulgação de marcas de forma espontânea por compra de anúncios. Da mesma forma que o Tumblr, o Twitter possui o recurso de retweet, que possibilita o compartilhamento de mensagens a partir de uma única conta.</p> <h3 dir="ltr">5. LinkedIn</h3> <p dir="ltr">Conhecido como a rede social profissional, o LinkedIn vem ganhando espaço dentro do ambiente corporativo. Como a maioria dos usuários acessa a plataforma para fazer networking, as companhias que apostam em perfis empresariais e compartilhamento de notícias e conquistas internas são bem visualizadas e avaliadas pelos seus seguidores. Além disso, essa prática também serve para atrair novos talentos.</p> <h3 dir="ltr">6. Foursquare</h3> <p dir="ltr">O uso do Foursquare é mais indicado para estabelecimentos do ramo alimentício e de entretenimento, como restaurantes e bares. Nessa rede social, os usuários informam aos seus amigos onde estão e podem acrescentar dicas e críticas sobre o local. Uma boa forma de fazer marketing é oferecer descontos ou serviços diferenciados para quem fizer check-in.</p> <h3 dir="ltr">7. SoundCloud</h3> <p dir="ltr">Principal serviço online de compartilhamento de áudio e vídeo, o SoundCloud permite que o usuário disponibilize aulas e palestras, por exemplo, sendo uma rede social ideal para o setor de educação. Bandas e cantores (amadores ou profissionais) também podem colocar apresentações e músicas na rede social para mostrar seu trabalho ou até mesmo lançar um novo álbum.</p> <h3 dir="ltr">8. YouTube</h3> <p dir="ltr">O YouTube é o maior canal de vídeos na web, ultrapassando a marca de 1 bilhão de acessos mensais. O site permite a postagem de vídeos de vários tipos, desde clipes profissionais, análises de especialistas, até tutoriais de programas e produtos. As marcas podem obter grandes resultados com divulgação em canais de artistas famosas que ensinam a utilizar maquiagem, por exemplo.</p> <h3 dir="ltr">9. Google+</h3> <p dir="ltr">Apesar de não ser muito bem avaliado pelos usuários e por ter como principal concorrente a maior rede social do mundo, o Google+ vem conquistando seu espaço. O funcionamento se dá por meio de círculos, tornando a tarefa de atingir o público-alvo mais fácil para a empresa. Para serem bem visualizados, os perfis profissionais devem estar constantemente atualizados e ter uma boa interação com os usuários.</p> <h3 dir="ltr">10. Snapchat</h3> <p dir="ltr">Talvez o Snapchat seja a maior novidade dessa lista, por ser uma rede social recente e ainda com o uso em crescimento no Brasil. O aplicativo possibilita que os usuários enviem fotos e vídeos que são rapidamente mostrados (tempo máximo de 10 segundos) e depois somem, não permitindo rever ou salvar o arquivo. Recentemente algumas marcas de roupas utilizaram o Snapchat para divulgar desfiles de moda.</p> <p dir="ltr">Está convencido de que o Facebook não é o único caminho a ser trilhado pela sua marca? Conte nos comentários a sua experiência com as redes sociais!</p> <p> </p> <p>