Marketing digital além do Facebook: 10 redes sociais que você ainda não pensou em investir

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<p dir="ltr">O Facebook &eacute;, provavelmente, a maior rede social do mundo - a plataforma j&aacute; ultrapassou a marca de 1 bilh&atilde;o de usu&aacute;rios espalhados pelos mais diversos pa&iacute;ses. Somente no Brasil s&atilde;o mais de 61 milh&otilde;es de contas criadas desde a cria&ccedil;&atilde;o, em 2004.</p> <p dir="ltr">Em 10 anos, o Facebook n&atilde;o aumentou somente o n&uacute;mero de acessos, mas se tornou uma m&aacute;quina de gerar publicidade. Por oferecer servi&ccedil;os por um valor bastante baixo (&eacute; poss&iacute;vel investir R$ 1,00 por m&ecirc;s), &eacute; dif&iacute;cil encontrar uma empresa que n&atilde;o possua um perfil corporativo na rede social.</p> <p dir="ltr">Entretanto, outras redes sociais est&atilde;o em crescimento, apresentando grandes n&uacute;meros de usu&aacute;rios e permitindo que tamb&eacute;m sejam feitos investimentos em marketing digital. Por isso, separamos neste post 10 redes sociais, al&eacute;m do Facebook, que consideramos importantes. Confira.</p> <h2 dir="ltr">10 redes sociais importantes para a sua empresa</h2> <h3 dir="ltr">1. Tumblr</h3> <p dir="ltr">O Tumblr &eacute; uma rede de mini blogs onde &eacute; poss&iacute;vel compartilhar textos, v&iacute;deos e fotos. Por oferecer o recurso de reblog, no qual o usu&aacute;rio pode reproduzir um conte&uacute;do j&aacute; publicado, possui alto potencial de viralizar, tornando-se foco de grandes ag&ecirc;ncias de marketing e publicidade. As p&aacute;ginas do Tumblr podem ser personalizadas, permitindo que lojas e marcas utilizem suas cores e logos para mostrar identidade.</p> <h3 dir="ltr">2. Pinterest</h3> <p dir="ltr">Utilizado principalmente por fot&oacute;grafos para divulgar seus trabalhos, o Pinterest funciona como um grande mural onde os usu&aacute;rios &ldquo;penduram&rdquo; suas imagens. Tamb&eacute;m &eacute; poss&iacute;vel favoritar perfis e compartilhar fotos. Pode ser uma porta de entrada para empresas de design ou arquitetura, por exemplo.</p> <h3 dir="ltr">3. Instagram</h3> <p dir="ltr">O Instagram &eacute; o queridinho do momento. O que era antes pouco utilizado por marcas, hoje compete com o n&uacute;mero de perfis de empresas no Facebook. Al&eacute;m disso, algumas marcas tamb&eacute;m fazem publicidade por meio de posts de usu&aacute;rios que possuem um grande n&uacute;mero de seguidores.</p> <h3 dir="ltr">4. Twitter</h3> <p dir="ltr">Diferentemente de qualquer outra rede social, o Twitter &eacute; um espa&ccedil;o para se informar de forma r&aacute;pida e din&acirc;mica. Muito utilizado por portais de not&iacute;cias para fazer coberturas jornal&iacute;sticas, o site tamb&eacute;m permite divulga&ccedil;&atilde;o de marcas de forma espont&acirc;nea por compra de an&uacute;ncios. Da mesma forma que o Tumblr, o Twitter possui o recurso de retweet, que possibilita o compartilhamento de mensagens a partir de uma &uacute;nica conta.</p> <h3 dir="ltr">5. LinkedIn</h3> <p dir="ltr">Conhecido como a rede social profissional, o LinkedIn vem ganhando espa&ccedil;o dentro do ambiente corporativo. Como a maioria dos usu&aacute;rios acessa a plataforma para fazer networking, as companhias que apostam em perfis empresariais e compartilhamento de not&iacute;cias e conquistas internas s&atilde;o bem visualizadas e avaliadas pelos seus seguidores. Al&eacute;m disso, essa pr&aacute;tica tamb&eacute;m serve para atrair novos talentos.</p> <h3 dir="ltr">6. Foursquare</h3> <p dir="ltr">O uso do Foursquare &eacute; mais indicado para estabelecimentos do ramo aliment&iacute;cio e de entretenimento, como restaurantes e bares. Nessa rede social, os usu&aacute;rios informam aos seus amigos onde est&atilde;o e podem acrescentar dicas e cr&iacute;ticas sobre o local. Uma boa forma de fazer marketing &eacute; oferecer descontos ou servi&ccedil;os diferenciados para quem fizer check-in.</p> <h3 dir="ltr">7. SoundCloud</h3> <p dir="ltr">Principal servi&ccedil;o online de compartilhamento de &aacute;udio e v&iacute;deo, o SoundCloud permite que o usu&aacute;rio disponibilize aulas e palestras, por exemplo, sendo uma rede social ideal para o setor de educa&ccedil;&atilde;o. Bandas e cantores (amadores ou profissionais) tamb&eacute;m podem colocar apresenta&ccedil;&otilde;es e m&uacute;sicas na rede social para mostrar seu trabalho ou at&eacute; mesmo lan&ccedil;ar um novo &aacute;lbum.</p> <h3 dir="ltr">8. YouTube</h3> <p dir="ltr">O YouTube &eacute; o maior canal de v&iacute;deos na web, ultrapassando a marca de 1 bilh&atilde;o de acessos mensais. O site permite a postagem de v&iacute;deos de v&aacute;rios tipos, desde clipes profissionais, an&aacute;lises de especialistas, at&eacute; tutoriais de programas e produtos. As marcas podem obter grandes resultados com divulga&ccedil;&atilde;o em canais de artistas famosas que ensinam a utilizar maquiagem, por exemplo.</p> <h3 dir="ltr">9. Google+</h3> <p dir="ltr">Apesar de n&atilde;o ser muito bem avaliado pelos usu&aacute;rios e por ter como principal concorrente a maior rede social do mundo, o Google+ vem conquistando seu espa&ccedil;o. O funcionamento se d&aacute; por meio de c&iacute;rculos, tornando a tarefa de atingir o p&uacute;blico-alvo mais f&aacute;cil para a empresa. Para serem bem visualizados, os perfis profissionais devem estar constantemente atualizados e ter uma boa intera&ccedil;&atilde;o com os usu&aacute;rios.</p> <h3 dir="ltr">10. Snapchat</h3> <p dir="ltr">Talvez o Snapchat seja a maior novidade dessa lista, por ser uma rede social recente e ainda com o uso em crescimento no Brasil. O aplicativo possibilita que os usu&aacute;rios enviem fotos e v&iacute;deos que s&atilde;o rapidamente mostrados (tempo m&aacute;ximo de 10 segundos) e depois somem, n&atilde;o permitindo rever ou salvar o arquivo. Recentemente algumas marcas de roupas utilizaram o Snapchat para divulgar desfiles de moda.</p> <p dir="ltr">Est&aacute; convencido de que o Facebook n&atilde;o &eacute; o &uacute;nico caminho a ser trilhado pela sua marca? Conte nos coment&aacute;rios a sua experi&ecirc;ncia com as redes sociais!</p> <p>&nbsp;</p> <p>

Fábio Silva

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