Permita que sua equipe de vendas gaste mais tempo vendendo

By
2 Minutes Read

Neste artigo eu vou compartilhar com você, como fazer uma auditoria para permitir que sua equipe de vendas gaste mais tempo vendendo, em vez de ficar atualizando sistemas de CRM.

Ao adotar o flywheel como estratégia de crescimento você vai precisar realizar o seguinte:

  1. Identificar as principais métricas de flywheel que a sua empresa monitora
  2. Identificar as forças da sua empresa por estágio do flywheel
    • Redesenhe essas forças para aumentar o encantamento e o boca a boca
  3. Identificar pontos de atrito entre seus clientes e seus funcionários e pontos de atribuições entre equipes internas que afetam a experiência do cliente
    • Remova esses pontos de atrito para servir melhor o cliente através da automação, do compartilhamento de objetivos e de uma reorganização

Antes de começar a remover o atrito do trabalho diário de sua equipe de vendas, você precisa entender como cada vendedor está gastando seu tempo. Isso vai exigir observá-los cuidadosamente.

Veja como fazer uma Auditoria da eficiência da sua equipe de vendas.

Você vai precisar listar todas as atividades que sua equipe de vendas gastam uma quantidade significativa de tempo durante um determinado dia. 

Para cada uma dessas atividades, calcule quantos minutos eles gastam nessa atividade por dia, quantos ferramentas que eles precisam usar no processo, seu nível de dor (em uma escala de baixa, média ou alta) e suas recomendações para melhorias.

Na primeira vez que você fizer essa auditoria, o tempo gasto será uma estimativa, mas sua precisão irá melhorar com o tempo. 

Se você monitorar um representante por um dia, não aprenderá tanto quanto se você monitorou esse representante por uma semana inteira. 

E se você monitorar um representante para um todo semana, você não aprenderá o máximo que aprenderia se monitorasse todos os representantes durante uma semana.

Mas não há problema em começar pequeno.

Colete um pouco de informação, mesmo que sejam apenas estimativas, com o entendimento de que os números mudarão à medida que você coleta mais dados.

Medir o número de ferramentas usadas deve ser muito mais simples. Você pode assistir a um representante fazendo o trabalho deles e conte o número de ferramentas que eles usam. 

Ou você pode pedir à sua equipe para fazer uma lista de ferramentas que eles usam para cada atividade.

De qualquer forma, você poderá obter um contagem razoavelmente precisa rapidamente.

O nível de dor é mais uma medida intuitiva, mas se você passa algum tempo observando sua equipe, deve ficar claro quais atividades lhes causam mais dor. 

  • De onde vem a maior frustação? 
  • Onde eles precisam repetir o mesmo movimento várias vezes? 
  • Onde eles cometem erros ou pulam etapas? 

Estes são sintomas de uma atividade dolorosa.

Por outro lado, se eles estão trabalhando eficientemente sem se perder no caminho, isso é uma bom sinal de que uma atividade é principalmente indolor.

Depois de coletar todas as suas observações, faça algumas recomendações. 

  • Para alta atividades de dor, como a dor pode ser reduzida? 
  • Para atividades que exigem várias ferramentas, como eles podem ser simplificados? 
  • Para atividades que levam muito tempo, como elas podem ser simplificadas?

Estes são os lugares em que você precisa defender a mudança.

Então é isso que você tem que fazer para permitir que seu time de vendas passe mais tempo vendendo.

Você pode fazer essa auditoria sozinho, ou pode contar com a minha ajuda para identificar oportunidades de melhoria em seu processo, ferramentas e treinamento da equipe.

Depois de identificar o ponto de dor, eu farei as recomendações, seja na estratégia, seja nos processos seja nas ferramentas, seja na qualificação da equipe de vendas para acelerar o crescimento da sua receita de forma previsível e escalável.

Para que eu realize a auditoria da eficiência da sua equipe de vendas, reserve um horário diretamente em minha agenda:

Você pode ser um exército de um homem só, ou o líder de uma equipe com dezenas de vendedores.

Ou leia também:

https://blog.marketeria.net.br/processo-de-vendas-passo-a-passo/

https://blog.marketeria.net.br/flywheel-ou-funil/

https://blog.marketeria.net.br/o-que-e-sales-enablement-e-por-que-o-sucesso-do-seu-negocio-depende-disso/

https://marketeria.net.br/marketing-de-conteudo-e-melhor-terceirizar-ou-mante-lo-internamente/

Picture of Fábio Silva

Fábio Silva

Minha filosofia e estratégia de negócios consiste em ajudar as pessoas. Aumento a produtividade comercial em empresas B2B de vendas complexas com processos, tecnologia, conteúdo e treinamento.

Author