Inbound Marketing para empresas de TI: quanto custa não fazer?
<span style="font-weight: 400;">O </span><a href="https://marketeria.net.br/inbound-marketing-para-empresas-de-tecnologia-quais-os-beneficios-e-como-fazer/"><span style="font-weight: 400;">Inbound Marketing para empresas de TI</span></a><span style="font-weight: 400;"> é uma estratégia de marketing digital muito efetiva. Isso porque o público-alvo deste tipo de negócio costuma ser altamente conectado. Também porque calcular os retornos sobre os investimentos (ROI) no ambiente digital, algo muito importante nestas organizações, fica muito mais fácil. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Não é incomum, no entanto, que empresários e gestores de marketing de empresas de TI perguntem quanto custa pôr em prática um projeto de Inbound Marketing. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Pensando nisso, resolvemos também apontar quanto custa não fazer Inbound Marketing em empresas de TI. Acompanhe!</span></p> <h2><span style="font-weight: 400;">Qual o custo do Inbound Marketing para empresas de TI</span></h2> <p><span style="font-weight: 400;">Não é tarefa fácil passar uma estimativa de custos em uma </span><a href="https://marketeria.net.br/como-vender-tecnologia-com-inbound-marketing/"><span style="font-weight: 400;">estratégia de Inbound Marketing para empresas de TI</span></a><span style="font-weight: 400;">. Por várias razões: os valores variam de empresa para empresa, diversos fatores precisam ser levantados, não existe uma única forma de implementar o Inbound Marketing.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Também o porte da empresa precisa ser considerado. Uma desenvolvedora de software que consegue atender a um número X de clientes, por exemplo, tem capacidade para receber em seu funil de vendas uma quantidade X de leads. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Outro ponto importante na hora de avaliar quanto custa o Inbound Marketing é o esforço de marketing digital já empregado até então pela empresa. São verificados, por exemplo, indicadores como: visitas, leads e negócios gerados a partir do site, funil de vendas, grau de automação do marketing. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Também são analisados: a integração das ações de marketing com a área de vendas, além dos ativos digitais já disponíveis, campanhas de anúncios online já realizadas, taxas de conversão, uso das mídias sociais etc.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Em linhas gerais, nossa experiência aqui na Marketeria nos permite afirmar que é interessante reservar em média R$ 150.000,00 anuais para o Inbound Marketing. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Este é, na verdade, o valor mínimo de um projeto que contempla: </span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">planejamento;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">consultoria semanal com um especialista em integração de marketing e vendas;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">produção de conteúdo (blog, e-books, whitepapers, redes sociais etc.);</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">diagramação;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">automação da estratégia</span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">operacionalização; </span></li> <li style="font-weight: 400;"><span style="font-weight: 400;">ações de social media. </span></li> </ul> <h2><span style="font-weight: 400;">E qual o custo de não fazer Inbound Marketing para empresas de TI</span></h2> <p><span style="font-weight: 400;">Para entender com ainda mais facilidade o </span><b>valor do Inbound Marketing para empresas de TI</b><span style="font-weight: 400;">, é interessante analisarmos os custos para manter a estratégia “tradicional” de marketing (outbound). </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Boa parte do dinheiro investido em ações como anúncios em veículos impressos, por exemplo, é perdido. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Diferentemente do que fazemos no Inbound Marketing, no modelo tradicional não é possível direcionar as ações para um público-específico, nem testar a estratégia enquanto ela estiver no ar. Daí que é sempre preciso gastar bastante para impactar um público amplo e “tentar a sorte” de chegar até os clientes ideais.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Outro ponto que não pode se perder no horizonte é tudo que a empresa investe para ter visibilidade de marca, bem como para se diferenciar da concorrência. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">No marketing outbound, essas métricas requerem estudos e pesquisas de mercado que são muito caros e, muitas vezes, não aferem os resultados com 100% de precisão.</span></p> <h2><span style="font-weight: 400;">O que sua empresa de TI está perdendo por não ter uma boa estratégia de Inbound Marketing</span></h2> <p><span style="font-weight: 400;">De uma forma geral, para entender quanto custa não fazer Inbound Marketing para empresas de TI, é importante se fazer algumas perguntas:</span></p> <h3><span style="font-weight: 400;">Qual o valor da visibilidade da minha marca?</span></h3> <p><span style="font-weight: 400;">Considere a importância de ter uma forte presença digital, com site, blog, redes sociais e ações de mídia paga (Google Adwords, por exemplo). </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Nenhuma empresa de TI pode se dar ao luxo de não ser encontrada facilmente nos mecanismos de busca.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">E o mais interessante é que, quando bem aplicado, o Inbound Marketing torna essa presença consolidada em pouquíssimo tempo. </span></p> <h3><span style="font-weight: 400;">Consigo mensurar os custos investidos na competição com meus concorrentes?</span></h3> <p><span style="font-weight: 400;">Na disputa pela atenção do público-alvo, sua empresa só se destacará da concorrência se for facilmente encontrada pelos potenciais clientes no momento em que eles buscarem soluções para resolver seus problemas.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Com o Inbound Marketing, é possível mensurar com grande facilidade os resultados e compará-los com o que os concorrentes estão obtendo. </span></p> <h3><span style="font-weight: 400;">Minhas ações de marketing contribuem para a eficiência dos processos de vendas?</span></h3> <p><span style="font-weight: 400;">Com o Inbound Marketing, é possível definir uma jornada de compra que atraia mais leads, gere um relacionamento efetivo com eles os conduza para a decisão de compra mais rapidamente.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Em outras palavras, o funil de vendas do time comercial está sempre sendo alimentado e leads qualificados e preparados para falar sobre negócios são entregues com frequência. </span></p> <h3><span style="font-weight: 400;">Marketing e vendas trabalham lado a lado no meu negócio?</span></h3> <p><span style="font-weight: 400;">O Inbound Marketing também oferece todas as condições para a integração de marketing e vendas em uma mesma sintonia. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Isso significa dizer que, através dessa tática, é possível tornar a </span><a href="https://marketeria.net.br/aumentar-as-vendas-com-marketing-digital/"><span style="font-weight: 400;">força de vendas mais poderosa</span></a><span style="font-weight: 400;"> com a inteligência trazida pelas ferramentas de automação de marketing integradas a softwares de CRM, por exemplo. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Também o marketing digital é incrementado a partir do momento em que os vendedores colaboram mais, informando, por exemplo, dados e impressões que só eles têm sobre o mercado consumidor. </span></p> <p><b>— Entenda melhor neste artigo:</b> <a href="https://marketeria.net.br/alinhar-marketing-e-vendas-com-o-smarketing/"><span style="font-weight: 400;">Alinhar Marketing e vendas: Entenda o poder alinhar estas equipes.</span></a></p> <h3><span style="font-weight: 400;">Como minhas ações de marketing têm contribuído para aumentar as receitas da empresa?</span></h3> <p><span style="font-weight: 400;">Com mais visibilidade da marca, atraindo os leads certos na hora certa e nutrindo-os de maneira correta, as receitas da empresas são irrigadas mais rapidamente e com custos menores. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">É dizer: com Inbound Marketing, sua empresa vai </span><a href="https://marketeria.net.br/como-criar-uma-maquina-de-prospeccao-e-aquisicao-de-clientes/"><span style="font-weight: 400;">gastar menos para adquirir novos clientes</span></a><span style="font-weight: 400;">; também conseguirá fidelizar mais, gerando negócios recorrentes. </span></p> <h2><span style="font-weight: 400;">Como iniciar uma estratégia de Inbound Marketing para empresas de TI</span></h2> <p><span style="font-weight: 400;">Normalmente, por falta de uma estratégia digital fundamentada em métodos, práticas e ferramentas (por falta do Inbound Marketing), as perguntas listadas acima não podem ser respondidas com precisão. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Em muitos casos, as respostas trazem descobertas não muito agradáveis, sendo a principal delas: estou gastando muito dinheiro e obtendo poucos retornos!</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Por fim, o mais recomendado é que você busque ajuda de uma empresa especializada em Inbound Marketing para empresas de TI. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Aqui na Marketeria, temos grandes cases de sucesso neste mercado. Conheça os mais recentes:</span></p> <ul> <li style="font-weight: 400;"><a href="https://marketeria.net.br/qualitin-aumenta-400-a-captacao-de-leads-com-inbound-marketing/"><span style="font-weight: 400;">Qualitin aumenta 400% a captação de leads com o Inbound Marketing</span></a><span style="font-weight: 400;">;</span></li> <li style="font-weight: 400;"><a href="https://marketeria.net.br/selens-reduz-custo-de-aquisicao-de-novos-clientes-com-automacao-de-marketing/"><span style="font-weight: 400;">Selens reduz custo de aquisição de novos clientes com automação de marketing.</span></a></li> </ul> <p><span style="font-weight: 400;">Nós podemos te ajudar a fazer um diagnóstico preciso e a traçar um plano de ações que potencialize geração de oportunidades de negócio logo no primeiro mês. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Atuamos de ponta a ponta: do desenvolvimento do projeto até a mensuração dos resultados, passando pela </span><a href="https://marketeria.net.br/marketing-de-conteudo-para-venda-software-como-servico/"><span style="font-weight: 400;">produção e publicação de conteúdos</span></a><span style="font-weight: 400;">. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Quer entender na prática a eficácia de uma estratégia de Inbound Marketing para sua empresa de TI? </span><a href="https://marketeria.net.br/conversar/"><span style="font-weight: 400;">Fale conosco agora mesmo</span></a><span style="font-weight: 400;"> e veja como podemos ajudá-lo! </span>