Neste artigo você vai entender como fazer uma reunião de vendas exploratória entendendo os objetivos, metas, planos, desafios, tempo em que o cliente quer resolver, consequências e implicações.
O foco de uma reunião de vendas exploratória deve ser o cliente. Quando pergunto para um vendedor como é o seu processo de vendas, geralmente a resposta é: "Durante a prospecção o objetivo é marcar uma reunião de apresentação...."
Marcar uma reunião para apresentar o quanto você e seu produto ou serviço é bom, é um erro básico.
Aprenda de uma vez por todas: O cliente não está nem aí para você, para seu escritório chique na Av. Paulista, ou para o que você faz. Ele quer saber como resolver o problema que tira o sono dele. Portanto, pare de falar de você. Você tem que ser mais interessado, do que interessante durante sua primeira reunião de vendas.
Quando você segue um processo de vendas bem estruturado, é fundamental que todos os passos sejam cumpridos para que se possa mensurar o sucesso da estratégia.
Meta: Desqualificar maus prospects e qualificar bons prospects, usando o framework de qualificação GPCT (Goals, Plans, Challenges, Time), ou seja, entender os objetivos, metas, planos, desafios, quando o cliente quer resolver.
Segue um guia visual de como você deve organizar o tempo desta reunião que geralmente leva 1 hora para ser realizada.
Antes de entrar nos detalhes da reunião de vendas exploratória, recomendo que você garanta que tenha entendido como deve ser o processo de vendas B2B, de forma macro. Leia o artigo Como criar um processo de vendas B2B aqui! Assim, você vai entender o contexto desta reunião de vendas exploratória.
No máximo 5 minutos.
Script para Contrato Antecipado:
(VENDEDOR):
“ Senhor cliente, fico feliz que conseguimos marcar esta conversa hoje.
Para que possamos alinhar as expectativas, gostaria de compartilhar uma agenda para nossa conversa.
Eu gostaria de primeiramente:
Chegando ao fim da nossa conversa podemos chegar a duas conclusões:
Receita atual
Ticket médio
Quantidade de clientes
Quantidade de leads
Para quanto você quer que a receita cresça?
Quantidade de leads
Quantidade de tráfego
Toda empresa precisa definir o que ela quer alcançar.
Quando o cliente não tem uma meta:
Se você não tem uma meta, como você define que teve um mês de sucesso?
Quando o cliente responder, pergunte por que essa meta? Por que não é menos ou mais?
Se o cliente falar que quer adicionar 20 novos clientes, perguntar quantos ele adicionou no último mês, trimestre ou ano?
É fundamental entender as metas. Metas devem ser mensuráveis.
Quais são os planos que o cliente tem atualmente para alcançar estas metas.
É necessário para entender o que o cliente já está realizando hoje, quanto ele está investindo. Por que está fazendo esses planos. Está tendo sucesso?
Por que agora e não depois? o que já foi feito até então..
Aprofundar nas dores do cliente
Entender onde está doendo, para saber que a dor dele é algo que possamos resolver, pois se não for, talvez não seja o cliente ideal.
É importante para entender se a dor do cliente , é algo que poderemos resolver.
Pois queremos trabalhar com quem tem urgência de resolver o problema que temos a solução.
Precisamos saber se existe alguma consequência, se a meta não for alcançada.
Isso é importante para o cliente abrir planos que ainda não havia aberto ainda. Assim poderemos saber se existe.
É importante que o tomador de decisão já esteja nessa reunião.
Caso não esteja, é importante quem são as pessoas que tem autoridade no processo.
Você nunca quer apresentar uma proposta com quem não decide. Pois caso não tenha o decisor na conversa, você estará colocando o ganha pão na mão de outra pessoa.
É importante ter uma noção de quanto é o orçamento do cliente.
Isso evita perder tempo com quem quer consultoria gratuita."
Se for agendar a próxima reunião, reforçar o pedido para o tomador de decisão participar.
Essa próxima reunião é muito importante, e a gente não conduz sem o diretor ou CEO.
Se cliente responder que sim.
Deixa eu te ajudar.
Muito do seu sucesso em vendas depende de como você se aprofunda para conhecer o problema do seu potencial cliente. Quanto melhor você entender a situação dele, melhor você pode demonstrar como poderá ajudá-lo. Acesse aqui algumas perguntas fundamentais você fazer em suas reuniões de venda.
Baixar perguntas importantes de vendas
Acredito que se você utilizar esse roteiro para realizar a reunião exploratória com o seu prospect, você vai ter muito sucesso em seu processo de vendas. Para entender todo o processo de vendas, recomendo que você leia o artigo: Processo de Vendas B2B passo a passo.
Leia também:
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https://blog.marketeria.net.br/repensar-as-vendas-reduzindo-o-atrito