Como fazer planejamento de marketing digital e vendas integrado

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<p dir="ltr">Até pouco tempo, o marketing e as vendas caminhavam separados, embora estivessem focados num mesmo objetivo: ganhar mercado. A boa notícia é que, cada vez mais, estas duas áreas estão trabalhando unidas. No entanto, ainda há muitas empresas que não fazem esta junção. É sobre isso que vamos conversar neste artigo. Você verá como fazer planejamento de <strong>marketing digital integrado às vendas</strong>. Acompanhe!</p> <h2 dir="ltr">Montando um planejamento de marketing digital e vendas</h2> <p dir="ltr">A seguir, veja algumas dicas de como unir marketing e vendas em um único planejamento:</p> <h3 dir="ltr">1 - Estabeleça metas de vendas e defina como o marketing deve contribuir</h3> <p dir="ltr">O primeiro passo é unir o departamento de marketing ao comercial na hora de estabelecer as metas de vendas. Ao fazer a projeção de vendas e estabelecer prazos para atingir as metas, o departamento de marketing deve ter bem claro qual é a sua participação no planejamento.</p> <p dir="ltr">O plano de ação deve ser dividido em curto, médio e longo prazo, com planos de ação para cada um destes períodos.</p> <p dir="ltr">Leia também: <a href="https://marketeria.net.br/como-fazer-do-marketing-digital-o-ponto-central-da-sua-estrategia-de-vendas/">Como fazer do marketing digital o ponto central da sua estratégia de vendas.</a></p> <h3 dir="ltr">2 - Defina a verba, o orçamento</h3> <p dir="ltr">Outro passo importante é a definição do orçamento a ser utilizado durante o período planejado. Levantar todos os custos (canais, anúncios, produção e distribuição de conteúdo). A partir disso, também criar métricas, indicadores para a mensuração dos resultados esperados.</p> <h3 dir="ltr">3 - Utilize os dados do comercial para que o marketing conheça o público-alvo</h3> <p dir="ltr">Um importante ponto de partida para o marketing é a definição do público-alvo. E nada melhor do que buscar informações que o departamento comercial tem sobre os clientes e prospects para criar o que chamamos de personas (arquétipos, representações semi fictícias do cliente alvo).</p> <p dir="ltr">Se o comercial utiliza uma ferramenta de vendas, um <a href="https://marketeria.net.br/por-que-voce-deve-adotar-um-crm-para-aumentar-as-vendas/">CRM</a>, por exemplo, estes dados podem ser encontrados de uma maneira mais fácil. Se não, a saída é que marketing e comercial sentem para conversar e definir claramente quem é o cliente que se quer atingir. Partir da carteira de clientes ativos é um bom começo. Também é importante definir quais são os eventuais novos perfis de clientes para o qual a empresa quer vender.</p> <p dir="ltr">Tanto o pessoal de vendas, quanto de marketing, se beneficiam desta definição de público-alvo. O comercial tem melhor definido o perfil dos prospects a conquistar e o marketing sabe para quem direcionar suas ações de comunicação e propaganda, por exemplo.</p> <h3 dir="ltr">4 - Estabeleça os canais</h3> <p dir="ltr">Depois de ter metas claras e personas bem definidas, é hora de planejar quais serão os canais que a empresa utilizará para chegar até seu público-alvo. É importante definir em quais redes sociais a marca estará presente, como devem ser blog e site corporativos, qual será o conteúdo entregue nestes canais, além, é claro de como se dará a interação com os potenciais clientes.</p> <h3 dir="ltr">5 - Combine a forma com que os leads serão entregues ao comercial pelo marketing</h3> <p dir="ltr">Com a integração de marketing e comercial, os <a href="https://marketeria.net.br/otimize-seu-processo-de-vendas-e-marketing-com-a-nutricao-de-leads/">leads</a> são atraídos e tratados já com um foco em vendas. É, portanto, importante que ambos os departamentos sejam conhecedores do funil de marketing e que fique bem claro em qual momento os leads serão entregues aos vendedores para uma atuação mais focada em fechamento de negócio.</p> <p dir="ltr">Leia também: <a href="https://marketeria.net.br/como-gerar-leads-qualificados-prontos-para-conversar-com-o-time-comercial/">Como gerar leads qualificados prontos para conversar com o time comercial.</a></p> <p dir="ltr">Logicamente, esta integração fica mais assertiva com a utilização de ferramentas de <a href="https://marketeria.net.br/invista-em-automacao-de-marketing-para-vender-mais/">automação de marketing</a>. Com um bom sistema automatizado, o passo a passo do funil fica desenhado e as ações passam a seguir um fluxo mais coordenado, um processo - que começa na atração e termina na conversão, passando pela qualificação e pelo relacionamento com o lead.</p> <p><strong><span id="docs-internal-guid-acc800e2-8a7c-981b-4bb7-9ea4df174c67">Como está a integração de marketing e vendas na sua empresa? Você precisa de ajuda para fazer isso? Faça contato conosco ou deixe um comentário!</span></strong>

Fábio Silva

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