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Como vender tecnologia com Inbound Marketing

Um estudo realizado pela Grant Thornton nos Estados Unidos em 2014, constatou que negócios B2B que realizam vendas online obtiveram 61% de lucro, contra 39% daquelas que só vendem no modo tradicional.

Já ouviu falar em Inbound Marketing? É sobre isso que conversaremos neste artigo. Aqui você verá como esta metodologia, quando bem aplicada, pode ajudar empresas de tecnologia a vender de forma mais rápida, derrubar os custos de aquisição de clientes e lucrar mais. Acompanhe!

Quais são os benefícios do Inbound Marketing para empresas de tecnologia?

Alguns dos princípios básicos do Inbound Marketing — atrair potenciais compradores, posicionar a marca como um recurso valioso, estimular a confiança por meio de conteúdo útil etc. — são realmente muito úteis para empresas de tecnologia. Isso porque decisores e usuários são pessoas altamente conectadas e, cada vez mais, abertas a uma abordagem de comunicação e relacionamento online.

Aqui estão os principais benefícios do Inbound Marketing para empresas de tecnologia:

  • Criar relacionamentos significativos com o público-alvo, ouvindo suas necessidades e interesses;
  • Manter uma imagem de marca profissional e consistente através de diferentes canais on-line, incluindo o site da empresa, blog, e páginas de mídia social;
  • Gerar conteúdo relevante e envolvente que posiciona a marca como especialista de renome na indústria de tecnologia;
  • Usar ferramentas de SEO e palavra-chave para melhorar a classificação dos canais digitais nos mecanismos de busca (Search Engine), para que as pessoas que procuram informações ou serviços específicos poçam facilmente encontrá-los;
  • Oferecer conteúdo relevante e inserir neles chamadas à ação, motivando os visitantes e prospects a se tornarem clientes.

Como começar uma estratégia para vender produtos e serviços de tecnologia com Inbound Marketing?

O primeiro passo no desenvolvimento de uma estratégia de Inbound Marketing é determinar o seu público.

Quais são as suas buyer personas? Elas são representações ficcionais de clientes "ideais" com base em seus pontos de dor, motivações, personalidades e demografia.

Depois de identificar o seu público, você pode entender melhor seus desejos e necessidades, e, finalmente, criar um conteúdo que aborda os seus interesses.

Onde seus clientes procuram informações para resolver seus problemas? Produzir e publicar conteúdo para as pessoas que precisam de respostas é a base de uma boa campanha de Inbound Marketing.

Depois de conhecer bem seu público e traçar uma estratégia de conteúdo para atraí-lo, é hora de criar um plano de Inbound Marketing voltado para os seus objetivos (atrair mais leads qualificados, vender para os leads já identificados etc.).

Comece visando estabelecer uma forte presença nos mecanismos de busca, abra canais de mídia social, crie conteúdos ricos para entregar ao seu público em troca de informações sobre ele (cadastros rápidos para baixar um e-book, por exemplo).

Em seguida, trace um plano de e-mail marketing para conduzir seus leads por um funil (atração, consideração, decisão de compra).

E não esqueça de utilizar uma boa ferramenta de automação para diminuir o trabalho operacional e se dedicar no tratamento dos leads.

Um bom sistema também lhe ajudará a medir as ações, mensurar resultados, enfim, calcular o retorno sobre o investimento (ROI).

Busque ajuda profissional

Uma boa consultoria de Inbound Marketing poderá auxiliá-lo na aplicação desta metodologia. Entre os serviços que você pode obter estão:

Mapeamento das personas

Identificar as características comuns nos seus clientes para melhor conhecê-los e ter uma conversa mais assertiva com eles.

Definição da jornada de compra

Todas as etapas que o seu cliente alvo deve percorrer dentro do funil de marketing para tomar a decisão de compra com mais rapidez.

Automatização do processo de marketing digital

Por meio de técnicas e ferramentas para fazer com que o sistema se encarregue pela interação com as pessoas e entregue leads qualificados ao comercial.

Produção de conteúdo

Você não precisa se preocupar com contratar redatores, basta traçar juntamente com a consultoria uma estratégia editorial. Blog posts, social posts, e-books etc. sob medida são produzidos;

Estratégia de SEO e anúncios online

Posicionar a sua marca nos mecanismos de busca pode ser feito de forma orgânica ou por meio de anúncios no Google, por exemplo. O ideal é que sejam utilizadas as duas estratégias.

Definição de métricas e mensuração de resultados

Definir quais são os indicadores que serão acompanhados e mensurá-los para fazer o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI). Você está preparado para vender mais com Inbound Marketing? Quer saber mais? Faça contato agora mesmo conosco.