Para garantir o sucesso dos vendedores, é essencial que eles tenham um fluxo constante de leads para trabalhar. E a chave para isso é o marketing de conteúdo. Contratar um jornalista ou alguém com experiência na área pode ajudar a transformar o conhecimento da empresa em conteúdo relevante para o consumidor final. Ao criar um ebook gratuito, uma landing page, posts de blog e conteúdo para redes sociais, a empresa pode atrair pessoas que realmente têm o problema que ela busca resolver. Isso gera leads qualificados, que são valiosos para o time de vendas.
Além disso, é fundamental alinhar os times de marketing e vendas. Um acordo de serviço (SLA) pode ajudar a definir critérios claros e mensuráveis para avaliar a performance de ambos os times. Com isso, é possível atribuir um valor monetário a cada lead gerado pelo marketing, com base na taxa de conversão. Por exemplo, se um profissional de vendas consegue se conectar com 30 leads que baixaram um ebook, faz 15 demonstrações e fecha 5 contratos de R$1000, cada lead entregue pelo marketing vale R$50 em receitas.
É importante ressaltar que diferentes tipos de leads têm taxas de conversão diferentes. Portanto, é necessário entender o valor de cada lead e a taxa de conversão esperada para ele.
Além disso, é essencial que o time de vendas siga um procedimento padrão previsível ao receber um lead. É necessário determinar quantas tentativas de contato devem ser feitas até que o lead feche negócio ou seja descartado. Análises estatísticas podem ajudar a definir o número ideal de tentativas para cada tipo de lead. Por exemplo, pequenas empresas podem precisar de 5 tentativas, médias empresas podem necessitar de 8 e grandes empresas podem exigir 12 tentativas.
Automatizar esse processo no CRM pode garantir que as valiosas leads geradas pelo marketing sejam tratadas com a atenção que merecem. O SLA entre os times de marketing e vendas deve ser acompanhado diariamente para garantir que as metas sejam alcançadas.
Se você deseja ter previsibilidade nos resultados de vendas da sua empresa, coloque essas estratégias em prática e conte com a Marketeria. Temos o conhecimento e os recursos necessários para ajudar seus vendedores a receberem leads de forma previsível e realizarem reuniões de vendas com clientes qualificados todos os meses. Vamos definir o alvo de cliente ideal da sua empresa, preparar conteúdos e scripts de abordagem, e partir para a ação com emails e telefonemas, se necessário. Ficou interessado? Vamos conversar! Reserve um horário conosco ou confira o nosso treinamento de vendas que vai te ajudar a vender mais.