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4 motivos para você usar um CRM na sua empresa

Escrito por Fábio Silva | 16/12/2015 02:00:00

Gerar lucros para a empresa, trazer novos clientes e fidelizar os antigos e avaliar o grau de satisfação e histórico não são tarefas simples, mas existem processos e ferramentas que ajudam a equipe de vendas a cumprir as metas, como o Customer Relationship Management (CRM). O CRM é um software com o objetivo de gerar valor para o cliente final por intermédio de um bom relacionamento. Se você não usa e não está convencido dos benefícios do CRM, listamos os 4 principais motivos para ajudá-lo a entender como ele influencia nas suas vendas. Confira:

Por que você deve adotar um CRM para aumentar as vendas

1 – Centraliza as informações dos seus clientes

Uma das características de um CRM é a praticidade que proporciona ao dia a dia dos vendedores. Com ele, todos os dados dos clientes ficam armazenadas no software, de forma organizada e prática, que facilita quando é preciso buscar alguma informação específica, como telefone, preferências, características e até mesmo anotações sobre negociações. O cadastro dos clientes é feito de forma segmentada de acordo com as suas necessidades, e por isso gera informações qualificadas para o vendedor.

2 – Organiza as suas atividades

Há quem prefira usar papel e caneta para  fazer as suas anotações, mas, acredite, a agenda digital no CRM oferece muitos benefícios. Dentre eles, estão os alertas agendados e que lhe avisam quando é preciso retomar um contato com determinado cliente, ou reagendar uma reunião, por exemplo. Com as suas tarefas organizadas, se ganha tempo, e por consequência, aumenta a produtividade.

3 – Estreita o relacionamento com o cliente

Além de proporcionar benefícios práticos no dia a dia dos vendedores, um software CRM proporciona uma aproximação no relacionamento. Isso se dá por conta dos relatórios gerados a partir das interações do cliente, que permitem conhecer ainda mais as necessidades de cada perfil e entregar soluções personalizadas.

Além disso, informações pessoais contidas nos cadastros de CRM, como datas de aniversário, que facilmente poderiam ficar perdidas em planilhas de Excel, podem ser usadas para uma ação direcionada, como promoções e vantagens, fortalecendo ainda mais o relacionamento com o cliente.

4 - Fornece dados estatísticos

Com a adoção do CRM, a gestão de vendas fica mais assertiva. Isso porque o software disponibiliza estatísticas dentro do funil de vendas. Com ele é possível saber quantos clientes foram conquistados ou perdidos em determinada etapa do processo e qual foi o faturamento da empresa dentro de um período de tempo estipulado.

Dessa forma, fica mais fácil ter uma visão geral do pipeline de vendas e apontar para a definição de novas estratégias.

Principais desafios na adoção do CRM

Por ser uma ferramenta, o software por si só não ajuda na gestão de vendas. Implementar o CRM significa promover uma transição nos antigos padrões de processos da empresa, e isso requer a colaboração individual de todos os envolvidos nos processos de vendas. Em um primeiro momento, registrar todos os dados dos clientes pode parecer perda de tempo, mas o importante é perceber esse tempo despendido como um investimento, que em pouco tempo trará resultados surpreendentes.

Outra questão é a escolha do CRM ideal que atenda às necessidades da equipe de vendas. Para isso, é essencial contar com a ajuda de um consultor na escolha e implementação do software, pois é ele quem vai apresentar as melhores ofertas do mercado, de acordo com a demanda apresentada.

Está convencido dos benefícios que o CRM traz para as vendas da empresa? Ficou com alguma dúvida? Escreva para gente pelos comentários.

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