Por que o marketing digital é a estratégia mais econômica para sua empresa?

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Atrair e reter clientes — esses são os grandes trunfos do marketing. Existem diversas ferramentas e maneiras de fazer isso, algumas mais caras e com resultados em curto prazo, outras um pouco mais econômicas, que exigem bastante planejamento e trabalho, e que acabam trazendo excelentes resultados em longo prazo. No meio online, chamamos essa estratégia de <strong>marketing digita</strong>l, uma excelente escolha para o momento econômico que vivemos. A vantagem dessa estratégia é que os resultados podem ser conferidos e mensurados em tempo real, ou seja, você consegue calcular o retorno sobre o investimento e avaliar se vale à pena continuar ou se sua estratégia precisa de alguma mudança.</p> <p>No marketing digital, é possível saber até quantos cliques um anúncio recebeu, de que cidade, quanto tempo os usuários permanecem na página sobre o produto/serviço. Além disso, é possível segmentar campanhas, direcionar anúncios e conteúdo para determinados públicos, e assim escolher quem você quer que veja o que sua empresa tem a dizer. Como em qualquer estratégia, o planejamento efetivo é fundamental para garantir o sucesso da campanha.</p> <p>Outra vantagem do <strong>marketing digital</strong> é a possibilidade de empresas de qualquer tamanho ou segmento usarem as ferramentas do modelo. Abaixo, falaremos mais sobre outras estratégias de marketing e por que o digital ainda é a solução mais econômica e rentável para sua empresa.</p> <h2><strong>Marketing digital</strong></h2> <p>Bem diferente dos anúncios em TV, rádio ou veículos impressos, a publicidade online apresenta um custo bem mais flexível, o que torna o ambiente digital ainda mais democrático. Isso significa que uma pequena empresa, que tenha uma estratégia de marketing digital criativa, única, inovadora e eficaz, pode aparecer tanto quanto uma multinacional.</p> <p>Quer anunciar nas redes sociais e buscadores? Saiba que existem opções de anúncios que começam com investimentos em torno de 5, 10, 50 reais por dia.  A lógica de investimento deve ser cautelosa e progressiva, ou seja, o investimento inicial não será grande e estará sujeito a uma série de alterações que serão realizadas com base nos resultados analisados e mensurados durante as campanhas.</p> <p>Mas nem só de anúncios é feito o marketing digital. A presença online pode ser conquistada das mais diversas maneiras, como com sites, blogs e postagens nas redes sociais. Uma das ferramentas dessa estratégia é o marketing de conteúdo, com o qual é possível construir relacionamento, divulgar a marca e vender — e tudo sem custos de veiculação.</p> <h2><strong>Folhetos, circulares e cartão</strong></h2> <p>Essa estratégia costuma ter um bom custo-benefício, mas só ajuda a espalhar sua marca para clientes locais. É importante que se incluam nesses materiais informações relevantes sobre seus serviços/produtos, como links de sites e números de telefone.</p> <p>Se o objetivo da sua estratégia de marketing é uma divulgação em massa, em que sua marca esteja exposta para um grande número de pessoas e não apenas o público local, talvez seja melhor investir em meios que atingem um maior número de consumidores.</p> <h2><strong>Anúncios em veículos de comunicação</strong></h2> <p>Esses anúncios só valem à pena se tiverem alguma constância na veiculação e por um período determinado. O grande problema é que costumam ser caros e pesam demais no orçamento da empresa. Além disso, o alcance não pode ser mensurado com precisão e o público-alvo pode nem ser atingido.</p> <p>Outro problema é se o seu orçamento para comunicação e marketing é pequeno. Não adianta nada gastar dinheiro na produção de um comercial, por exemplo, se não há margem para veicular pelo menos três vezes por semana durante um mês. Pense bem antes de destinar todo o orçamento em uma estratégia que talvez não reverta para nenhum resultado concreto.</p> <h2><strong>Parcerias Locais</strong></h2> <p>Pense nos tipos de parceiros da sua região que podem trazer clientes para sua empresa e como você pode ajudá-los. Se você tem uma clínica de fisioterapia, pode ser interessante firmar uma parceria com uma loja de esportes ou de produtos ortopédicos, por exemplo. Uma dica é conhecer bem o parceiro, já que você não vai querer sua marca associada a uma loja que trate mal os clientes ou que tenha uma péssima reputação. Pesquise antes!</p> <h2><strong>Encontros e eventos</strong></h2> <p>Organizar ou patrocinar eventos pode dar uma boa visibilidade para o seu negócio. Dessa maneira, sua empresa pode apresentar seus serviços ou oferecer prêmios como sorteios de aulas gratuitas, uma consultoria, descontos, etc. No entanto, esse tipo de estratégia demanda bastante tempo para planejamento e investimento na organização. Tenha certeza de que sua empresa pode bancar um evento antes de se colocar como parceiro ou patrocinador.</p> <h2><strong>Ofertas</strong></h2> <p>Se a intenção é apresentar sua empresa para novos clientes, considere uma oferta em sites de compra coletiva ou uma promoção temporária. Esse tipo de ação é uma motivação a mais para que os consumidores escolham a sua empresa e não o concorrente.</p> <p>Cuidado apenas para que essas promoções não gerem prejuízos. De que adianta atrair clientes se a conta no final do mês não fechar? Calcule bem a margem de lucro que sua empresa terá e quanto vai perder ao oferecer promoções para os clientes.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Como você pôde ver, existem diferentes estratégias de marketing que podem trazer resultados para os seus negócios. No entanto, o <strong>marketing digital</strong> é uma das poucas que se adapta a todas as empresas. Investir em marketing online requer planejamento e alinhamento dos objetivos de negócio com as ações que serão tomadas. Por isso, apesar de econômica, a estratégia requer profissionais especializados que possam orientar o empresário sobre como, quanto e onde investir tempo, capital e pessoal.</p> <p><strong>Ainda tem dúvidas sobre o potencial do marketing digital? <a href="http://promo.marketeria.net.br/contato-marketing-digital">Converse com nossos consultores</a>.</strong></p> <p>[epico_capture_sc id="1976"]</p> <p>&nbsp;

Fábio Silva

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