LPC é o acrônimo de Lucro Por Cliente, uma métrica cada vez mais utilizada para planejar e calcular os <a href="https://marketeria.net.br/casos-de-roi-em-inbound-marketing-e-inside-sales/">retornos sobre o investimento</a>. Aliada à CAC, que é o custo de aquisição de clientes, ela auxilia na verificação dos resultados obtidos com cada novo cliente.</p> <p>É sobre isso que conversaremos neste artigo. Você entenderá melhor os conceitos por traz destas métricas e refletirá sobre a importância delas para quem investe em vendas online. Acompanhe!</p> <h2>O que é custo de aquisição de clientes e porque ele é importante no LPC</h2> <p>Antes de nos aprofundarmos no LPC, vamos falar sobre o custo de aquisição. Compreender o custo de aquisição de clientes (CAC) é crucial para o crescimento do seu negócio. Este número pode guiá-lo nos esforços de marketing e ajudá-lo a reduzir os custos não efetivos. Verificar o lucro obtido com cada cliente é fundamental para verificar os retornos sobre os investimentos.</p> <h2>A importância de calcular o custo de aquisição e o lucro por cliente</h2> <p>Em <a href="https://marketeria.net.br/como-vender-mais-com-o-marketing-digital-de-resultados/">marketing digital</a>, normalmente o mais indicado é calcular tanto o custo de aquisição quanto o lucro por cliente para cada canal. Digamos que você gastou R$ 100 para adquirir um novo cliente através do site/<a href="https://marketeria.net.br/como-criar-um-blog-corporativo/">blog</a> — investiu em produção de conteúdo, anúncios no Google Ads, campanha de e-mail marketing etc. Se o cliente comprou mil reais em serviços, você teve um lucro R$ 900. Está em terra firme.</p> <p>Acontece que alguns clientes exigirão um esforço maior, ou seja, o custo de aquisição de clientes pode variar. E isso também faz com que o lucro por cliente também flutue. A relação entre as duas métricas, portanto, deve sempre ser considerada.</p> <p>Uma boa escolha é trabalhar com a média, tanto de CAC quanto de LPC. Ao examinar o lucro médio que você faz em cada canal, você pode decidir quais os melhores lugares para investir. Você achou um canal de comercialização em que você tem um lucro maior do que o seu custo de aquisição de clientes? Então é hora de investir mais dinheiro nesse canal. Mas, atenção: sua empresa tem que ter capacidade de suportar uma crescente base de clientes.</p> <p>Ter estas métricas na ponta do lápis também é importante para se certificar de que está cobrando corretamente pelos seus produtos e/ou serviços. Elas também servem para demonstrar o quanto os esforços (investimentos de dinheiro e tempo) estão sendo eficazes.</p> <p>— Leia também: <a href="https://marketeria.net.br/vendas-online-o-que-sua-empresa-precisa-para-vender-na-internet/">Vendas online: O que sua empresa precisa para vender na internet.</a></p> <h2>Vá além das taxas de conversão</h2> <p>Um dos maiores erros de quem trabalha com vendas online é se concentrar apenas nas taxas de conversão. Para ter total controle dos resultados é preciso saber qual o custo de aquisição de clientes e também qual o lucro por cliente.</p> <p>Todas estas métricas se complementam, mas sozinhas não oferecem respostas satisfatórias. Sim, é preciso converter mais e mais leads em clientes, mas também é importante que estes clientes custem pouco e tragam o maior percentual de lucro possível.</p> <h2>Automatize suas vendas online para mensurar com mais propriedade</h2> <p>Agora, a questão é: como calcular o custo de aquisição ou o lucro por cliente? A resposta é uma só: automatize. Utilize ferramentas, plataformas de marketing digital tanto para montar um fluxo de vendas quanto para obter os dados da forma mais realística possível.</p> <p>Ao parametrizar as métricas em uma plataforma de vendas online, você terá um dashboard fácil de ser manipulado e entendido para acompanhar os retornos de seus investimentos.</p> <p>Não sabe como fazer isso? Não tem problema, faça <a href="https://marketeria.net.br/contact-us/">contato</a> conosco ou deixe um comentário neste post. Nós cuidamos de tudo para você!