Neste artigo, vamos desvendar os 4 principais mitos sobre a produção de conteúdo.
O primeiro mito é, provavelmente, o erro mais básico que as empresas cometem ao começar a aplicar a metodologia.
Marketing de Conteúdo não é sobre a sua empresa, mas sim sobre a sua persona.
Ao contrário de uma assessoria de imprensa, que é sobre a sua empresa, Marketing de Conteúdo trata dos problemas/dúvidas/curiosidades que a sua persona enfrenta e das informações e conhecimentos que você tem para resolvê-los.
As boas práticas de Marketing de Conteúdo prevêem que a metodologia funciona para educar e fidelizar o seu público-alvo sobre o assunto do seu nicho de mercado. O objetivo é gerar credibilidade com esse conteúdo e influenciar na decisão de compra.
Em outras palavras, é para pessoas que podem se tornar clientes no futuro. É fazer as pessoas conhecerem a sua empresa antes mesmo de oferecer o produto/serviço.
Embora seja uma prática relacionada ao Inbound Marketing, que só é possível através da internet, a origem do marketing de conteúdo remonta ao período anterior ao desenvolvimento da internet.
O primeiro registro comprovado de marketing de conteúdo data do século 19. É a revista The Furrow, da John Deere, que em 1895 começou a ser publicada dando dicas sobre agricultura. A revista ainda está em circulação hoje em dia e é um exemplo de que o marketing de conteúdo pode ser feito offline.
Qualquer informação produzida por uma marca, mas que prioriza a entrega de informações relevantes em vez de fazer publicidade, pode ser considerada marketing de conteúdo.
Mito #3 - Fazer marketing de conteúdo é criar um blog
Um blog é um canal extremamente importante em uma estratégia de marketing de conteúdo. Aqui na Resultados Digitais, consideramos o blog como peça fundamental. Inclusive, já lançamos o eBook “Blog Para Negócios” - disponível para download gratuito aqui - com dicas sobre como criar e administrar o blog da sua empresa.
No entanto, o marketing de conteúdo vai além do blog. É possível produzir conteúdo para vários outros canais e de várias outras maneiras além de posts.
Como exemplo, aqui na Resultados Digitais também produzimos materiais ricos como eBooks, webinars, templates, hangouts e outras formas de conteúdo que estão disponíveis em nossa página de materiais educativos.
Além disso, existem milhares de blogs na internet que não se enquadram como marketing de conteúdo, como blogs pessoais ou de notícias.
A publicação diária não é o fator principal que determina o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo, mas sim a publicação periódica.
O marketing de conteúdo vai além da simples produção de conteúdo, não é "quanto mais você produz, mais resultados você obtém". Manter uma periodicidade definida é muito mais importante, como mencionamos no post "Com qual frequência devo publicar no blog?".
Existe uma relação que diz que quanto mais posts você tem no blog, maiores são as chances de ser encontrado nos mecanismos de busca. Ou, ainda, quanto maior for a sua biblioteca de eBooks ou vídeos, maiores serão as chances de você ser lido/assistido. Mas isso só acontece se o seu conteúdo for altamente relevante e de qualidade.
É pior ter um monte de conteúdo de qualidade duvidosa do que ter uma seleção de material de altíssima qualidade. O marketing de conteúdo não se trata de publicar o maior número de notícias no menor tempo possível. Ao contrário do jornalismo, não é uma competição onde o imediatismo faz a diferença.
Quantidade é bom, mas a qualidade é o fator principal que determinará o sucesso da sua estratégia de conteúdo.
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Qual problema seu cliente está enfrentando?
Dificuldade em se destacar no saturado mercado digital, resultando em baixa visibilidade e engajamento.
Como esse problema os faz sentir?
Frustrados, desvalorizados e preocupados com o futuro de sua marca no ambiente digital.
Por que isso é simplesmente errado?
Nenhuma marca dedicada deve lutar para ser ouvida. Seu trabalho árduo merece reconhecimento e uma audiência engajada.
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