Uma grande ferramenta que tem sido muito utilizada por empresas que querem obter sucesso no meio digital é o Twitter. Muitos empreendedores têm migrado seus empreendimentos para esse espaço que reúne pessoas do mundo inteiro em um microblog. São milhares de atualizações diárias. Se você é usuário assíduo do Twitter, já deve conhecer todas as funções da rede social; caso contrário, deve ser pego de surpresa quando precisa realizar alguma função desconhecida. Listamos os principais termos usados nesse ambiente e suas funções dentro da mídia digital para te auxiliar. Confira.
Arroba: O símbolo @ é utilizado para citar um usuário. Por exemplo, você quer anunciar uma pessoa em sua postagem que atende, em seu Twitter, pelo nome de Lucas. Logo, você coloca o @ antes do nome – @lucas – e automaticamente sua mensagem será notificada a pessoa que receberá a menção. Todo o usuário deve ser citado com o símbolo do @, não se esqueça!
Block: Essa palavra remete a “bloqueio”. A partir do momento que você dá um “block” em algum usuário, você o impede de te seguir, além de impedir que suas atualizações apareçam na linha do tempo dele. É importante saber que o usuário não será notificado do bloqueio, essa informação fica visível apenas para você.
Direct Message (DM): O Twitter é uma rede social na qual todas as postagens aparecem de forma pública ou privada em sua timeline. Não existe meio termo quando se trata de publicações, porém em alguns momentos você precisará enviar uma mensagem que apenas o usuário destinatário poderá ler. Para esses casos existem as “direct messages” (mensagens diretas). Ao enviar uma DM você garante que a publicação só será encaminhada e lida por aquela pessoa. A mensagem vai para a caixa de entrada da pessoa e não para a timeline, como de costume.
Followers: Em português, seguidores. São as pessoas que te seguem para receberem suas atualizações nas páginas delas. Você não precisa obrigatoriamente seguir seu seguidor. Seus seguidores podem ver todas as suas publicações. Quanto mais seguidores você tiver, maior será sua influência nesse espaço.
Hashtag: Podemos dizer que as hashtags são a alma do Twitter. São elas que movimentam e definem o assunto do momento na rede. Elas são as principais ferramentas de busca para os usuários que querem saber determinado assunto. Na rede social se utiliza o símbolo #, que é colocado antes da palavra que será citada, como, por exemplo, #twitter. Ao utilizar a #, você garante que ela faça parte das pesquisas relacionadas aqueles termos. Na época de grandes eventos, como o Rock in Rio, é comum pessoas colocarem hashtags para que suas postagens apareçam em determinados tópicos, como “estou no #rockinrio”. Nunca deixe de usá-las em termos importantes de suas postagens.
Retweet: Retweet é uma função muito interessante da rede social que você pode utilizar para compartilhar a postagem de outra pessoa. Talvez seria muito incomodo ou muito inconveniente dar um Ctrl C + Ctrl V, por isso é possível usar o botão “retweet”. Você, assim como no Facebook, compartilha a mesma mensagem que originalmente é de outro usuário.
Tweet: Esse é o nome dado às postagens no Twitter. Lembrando que a principal característica da rede é que essas mensagens devem conter apenas 140 caracteres.
O Twitter já está há muitos anos na rede, passou por altos e baixos, mas ainda tem muita relevância no universo das redes sociais. Conte para a gente nos comentários a sua experiência no Twitter!