Como ter ideias de temas para o seu blog?

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A criação e manutenção de um <strong>blog</strong> é uma ótima estratégia de <strong>Inbound Marketing</strong> para o seu negócio. E como todo projeto, precisa de planejamento. É preciso que o blog tenha <strong>conteúdo de qualidade</strong> para o seu público alvo e isso é feito através de <strong>boas ideias</strong>! Com um bom conteúdo, você atrai mais visitantes e passa a fidelizá-los, tornando o seu blog uma referência.</p> <p>Antes de se preocupar com técnicas de redação, otimização SEO para mecanismos de buscas e design responsivo, é preciso traçar estratégias para que o seu blog aborde assuntos relevantes, e que se complementem, despertando o interesse do leitor.</p> <p>Mas como fazer para ter essas ideias? Preparamos seis dicas para lhe ajudar a manter a qualidade dos temas sobre os quais você aborda no seu blog. Confira!</p> <h2>1- Saiba os temas em alta do seu setor</h2> <p>Para que o seu blog não vire apenas um centralizador de informações superficiais e replicadas, é preciso que você, ou sua equipe, tenha domínio sobre o mercado em que atuam, e sobre o qual vão escrever. Isso significa ficar atento às novidades, acompanhar os veículos de comunicação  e pessoas que são referências na área, assim como observar de perto a concorrência e analisar os pontos nos quais estão investindo e tendo êxito. Lembre-se que um bom conteúdo precisa ser polifônico, ou seja, abranger o maior número de vozes possíveis, trazendo informação completa e de qualidade.</p> <h2>2 – Não se restrinja ao meio digital</h2> <p>Que a internet facilita, e muito, o dia a dia de quem trabalha com conteúdo não dá para negar, mas saber usá-la como uma ferramenta, e não como fonte única de pesquisa, é uma jogada de mestre. Você precisa procurar inspiração fora do ambiente digital, e uma boa forma de fazer isso é lendo, vendo filmes, conversando e participando de eventos e palestras, quando há uma troca mais direta de informações e temas são debatidos com mais subjetividade. Faça um teste: ouça outras pessoas falando sobre algo que você acredita ter domínio e veja como é possível abrir um leque de possibilidades das quais você não havia se dado conta.</p> <h2>3 – Exercite o diálogo</h2> <p>Duas cabeças pensam melhor do que uma. Esse ditado, apesar de bastante batido, abriga uma grande verdade, e que pode ser usada no dia a dia de quem trabalha com conteúdo. Se não existe o diálogo com a sua equipe, comece a exercitá-lo amanhã mesmo. Você vai perceber que uma das melhores fontes para definir temas interessantes para o seu blog estava o tempo todo na sua frente, sem que fosse percebida. Certeza que você se surpreenderá com a quantidade de ideias vai surgir.</p> <h2> 4 – Escute o seu público</h2> <p>Não existe melhor termômetro para a qualidade do conteúdo do seu blog do que o feedback do seu público. Além de demonstrarem se a sua estratégia está indo por um bom caminho, ele ainda pode ser uma fonte espontânea e sinalizadora sobre em quais temas você deve investir.</p> <p>Os comentários do seu blog são excelentes ferramentas para que você tenha essas respostas. Analise as dúvidas do seu leitor, entenda o porquê elas surgiram e invista e aproveite-as como gancho para outros posts. Além de mostrar ao seu público que você se importa com a sua opinião, você ainda acerta na produção do conteúdo direcionado.</p> <h2>5 - Evite o mais do mesmo</h2> <p>Pode parecer impossível ser original e não repetir conteúdos no blog, mas acredite: esse é um problema relativamente simples de ser resolvido. O grande “x” da questão não é sobre o que você fala repetidas vezes, mas como você passa isso para o seu leitor. Para não se tornar cansativo, a palavra de ordem é reciclagem de conteúdo, ou seja, resgatar assuntos já tratados sob uma nova ótica, ou adicionando novas informações e perspectivas para o texto.</p> <h2>6 – Faça links de conteúdo com datas comemorativas</h2> <p>O calendário é o melhor amigo de quem trabalha com um blog. Isso porque algumas datas comemorativas podem render conteúdos ricos e com muitos acessos. Pra que isso seja feito de forma assertiva, antes de tudo é preciso ter planejamento. Esse tipo de ação não pode ser feita do dia para noite e é preciso avaliar a forma como ela será apresentada ao público para que o retorno seja positivo.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>E aí, gostou das nossas dicas? Se você prestou atenção nelas, com certeza já se inspirou e teve ideias de temas para o seu blog, certo? Conte pra gente nos comentários e boa produção!</strong>

Fábio Silva

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