Como melhorar as suas vendas captando mais leads

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Nos dias atuais, cada vez se torna mais necessário estar por dentro das estratégias do mundo virtual, tendo em vista a maneira como a internet está fazendo parte da vida das pessoas. Por essa razão, muitas vezes o sucesso de uma empresa está diretamente relacionado com a atuação dela perante o mundo digital.

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Sendo assim, não há como conquistar nada sem possuir leads. É importante dizer que qualquer tipo de estabelecimento empresarial é passível de angariar leads, desde lojas de roupas até empresas que vendem etiquetas para confecção.

Nesse sentido, o texto a seguir buscará falar a respeito da captação de leads, mostrando a sua importância para as empresas.

O que são os leads

Lead é um termo proveniente do marketing digital que é utilizado para designar um consumidor potencial de uma determinada empresa ou produto. Assim, o lead é considerado aquela pessoa que está próxima de efetuar uma compra.

É importante ter em mente que o lead faz parte do que se chama de funil de vendas. Ou seja, todo o processo que acompanha uma pessoa desde o momento em que ela não havia conhecimento sobre um produto até a hora em que a compra ocorre. 

Portanto, o lead está situado entre os momentos em que uma pessoa desconhecida entra em um link para ver um conteúdo relacionado a uma marca ou a um produto e no momento em que alguém está prestes a adquirir algo.

Como ocorre a captação de leads

Para falar sobre a maneira como acontece a captação de leads, é preciso ter em mente que esse processo é dividido em quatro etapas principais:

  1. A atração;
  2. A conversão;
  3. A venda;
  4. O encantamento.

Isso quer dizer que o lead é aquela pessoa que se encontra entre a etapa 2 e 3. Assim, antes de qualquer coisa, um lead só vai ser gerado se ele deixar de ser uma pessoa desconhecida. E é para isso que serve a etapa da atração. 

Esta parte visa chamar a atenção de usuários que estão vagando pela internet, oferecendo motivos para ir visitar a página de uma empresa. Essa atração, também conhecida como inbound marketing, pode ser feita com a publicação de conteúdos relevantes ou interessantes por parte das pessoas. 

Assim, por exemplo, uma empresa que realiza a venda de empilhadeiras pode criar uma postagem em seu blog ou site falando sobre a otimização do trabalho em galpões com o uso de empilhadeiras. Com isso, caso esse conteúdo seja interessante para alguém que possui afinidade com tais assuntos, essa pessoa irá entrar no site e consumir mais conteúdos sobre isso. 

Então, a etapa de atração consegue conquistar visitantes regulares, mas que ainda não necessariamente comprariam um produto.

Já a parte da conversão, como o seu nome indica, é o momento em que o lead surge. Uma empresa analisa quais são os seus visitantes mais engajados e passa a criar ações voltadas a eles. Isso pode ser feito por meio de uma série de estratégias tais como automação de marketing, compartilhamento de materiais ricos, e-mail marketing, call to action, entre outros. 

Dessa forma, um site de uma empresa que realiza aluguel de container, por exemplo, pode conseguir o e-mail de um visitante após este disponibilizar por meio de um questionário e veicular conteúdos mais relacionados com as suas características.

Após isso, finalmente se alcança a terceira etapa: a venda. O lead se encontra bem próximo de realizar a compra: ele só precisa de um “empurrãozinho”. Esse empurrão pode ser ligações, e-mails personalizados ou reuniões com os leads.

Feita a compra, ainda existe uma próxima etapa: a de encantamento, também conhecida como a fidelização dos clientes. Essa parte consiste em, depois de ter transformado o lead em um consumidor, fazer com que este se torne um promotor da marca. 

Isso porque, quando alguém fica bastante satisfeito com a aquisição que fez tanto de um produto quanto de um serviço, existem grandes chances dessa pessoa recomendar uma marca para outra. Nesse sentido, uma empresa que produz etiqueta de composição, por exemplo, ao oferecer um produto que atenda a todas as necessidades de alguém, pode ter suas vendas incrementadas por um cliente satisfeito que indica a marca para outras pessoas conhecidas suas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Fábio Silva

Minha filosofia e estratégia de negócios consiste em ajudar as pessoas. Aumento a produtividade comercial em empresas B2B de vendas complexas com processos, tecnologia, conteúdo e treinamento.

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