Dicas essenciais para campanhas eficientes no Facebook Ads
45% da população brasileira acesse o Facebook mensalmente. Esta é a rede social mais influente e importante no mundo e no país. Sendo assim, é muito importante utilizá-la em sua estratégia de vendas online, pois é nela que as pessoas de todas as esferas sociais passam boa parte do tempo em que estão conectadas.
No entanto, ainda há muitas empresas e profissionais de marketing e vendas que ainda não sabem como estruturar uma campanha de anúncios no Facebook. E é para isso que pensamos neste artigo. Você verá, a seguir, algumas dicas para explorar esta rede social da maneira mais otimizada e eficiente possível. Acompanhe! — Leia também: Como vender pelo Facebook?
Aprenda a lidar com as potencialidades do Facebook Ads
O alcance orgânico dos posts do Facebook (sem nenhum tipo de investimento) está cada vez mais limitado. Por isso, investir em posts patrocinados e anúncios dentro da própria rede é muito importante. Usando o Facebook Ads, você conseguirá segmentar seus anúncios de acordo com dados demográficos (idade, gênero, localização geográfica e outras informações do seu público-alvo). Existem basicamente oito tipos de anúncios que você pode fazer com o Facebook Ads: impulsionamento de post, curtidas na página, cliques no site, conversões no site, instalação de aplicativo, envolvimento com o aplicativo instalado, promoção de eventos e promoção de ofertas. Este último talvez seja o mais interessante quando o objetivo é vender. Contudo, é preciso um olhar analítico para utilizar este recurso, seja no formato de anúncio que for, por mais intuitiva que a plataforma pareça ser. É preciso caprichar na segmentação e entregar mensagens persuasivas nos anúncios, pois os internautas têm em sua timeline um cardápio gigantescos de conteúdos clamando por atenção.
Administre bem o orçamento no Facebook Ads
Ao investir em uma campanha no Facebook Ads, você terá duas modalidades de orçamento: diário e vitalício. O diário é o orçamento que será inserido dia a dia na plataforma para impulsionar os anúncios, já o vitalício corresponde a todo o dinheiro que será investido durante toda a campanha. No caso do orçamento diário, é simples: durante o decorrer da campanha, você irá até a plataforma e adquirirá o valor que desejar. Já no vitalício, será necessário programar o gasto dia a dia do começo ao fim da campanha. É importante definir se o orçamento será gasto por meio do custo por mil impressões (CPM) ou custo por clique (CPC). É recomendável que o CPM seja utilizado em campanhas de reconhecimento de marca, aquelas mais voltadas para o branding. O custo por clique é mais efetivo em campanhas nas quais uma oferta de produto ou serviço seja o centro da estratégia.
Mensure os resultados de suas campanhas
Outro aspecto muito importante ao se fazer campanhas no Facebook é a medição dos retornos sobre o investimento (ROI). É importante acompanhar os resultados da campanha, fazer testes e verificar a eficácia. Por exemplo, você pode notar que um determinado anúncio não está direcionando os leads para a landing page da oferta (a página de destino em seu site).
Você pode se perguntar se a mensagem está persuasiva, se o anúncio foi bem segmentado, se a oferta é realmente boa… Há um número grande de possibilidades para explicar o não sucesso da campanha. Somente mensurando os resultados durante o decorrer do processo é possível retomar as ações, refazer os anúncios e melhorar a campanha como um todo. E, nós sabemos, é aí que está a graça de ferramentas digitais de marketing como o Facebook Ads. —
Leia também: Marketing digital além do Facebook: 10 redes sociais que você ainda não pensou em investir.
Para finalizar, recomendamos que sejam feitos testes com investimentos menores antes de partir para uma campanha mais “séria”. E, sempre que possível, contar com ajuda especializada.
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