Deseja aumentar suas vendas? Confira!
Você deve entender que ao vender, não deve enxergar o cliente como uma empresa.
Deve-se enxergar o cliente como uma pessoa e, para as pessoas, as emoções são muito importantes ao fechar um negócio.
Sempre que for realizar uma venda, preocupe-se em perguntar o motivo pelo qual o cliente está interessado no produto.
Além disso, tenha em mente que dependendo do seu tipo de empresa e do seu segmento, a fidelização dos clientes é essencial.
Cinco ingredientes para realizar uma venda bem-sucedida
É muito mais fácil vender para um cliente fiel do que conquistar um novo cliente; por isso, busque a satisfação e o relacionamento com seus clientes em primeiro lugar. Existem cinco ingredientes para realizar uma venda bem-sucedida:
- Mostre sua competência;
- Demonstre empatia;
- Seja leal;
- Faça-se de difícil;
- Use o problema do cliente para transformar seu interesse pessoal por ele em uma obrigação dele em relação a você.
Aqui vão alguns pontos necessários para aumentar suas vendas:
- Seu consumidor não está comprando um produto de você, ele está em busca da satisfação de suas necessidades. Para realizar uma venda, você precisa ter confiança em você e em seu produto. Não hesite ou o cliente não terá confiança no que está comprando. Por menor que seja, o cliente é capaz de perceber qualquer hesitação da sua parte.
- Atraia seu cliente: Não compramos coisa alguma de quem não gostamos; preferimos comprar de pessoas pelas quais sentimos alguma empatia ou, pelo menos, que despertam o nosso interesse de alguma forma. Parte do processo de vender é criar a necessidade na pessoa que vai comprar. Essa atração significa ter carisma, boas maneiras e uma personalidade agradável. Ela também significa um certo senso de humor e interesse pelo que acontece à nossa volta e no mundo, saber escutar e ser fácil de ser compreendido.
- Defina seu preço da maneira certa: A maioria das empresas esquece dinheiro em cima da mesa quando se trata de calcular preços. A primeira regra do cálculo de preços é das mais simples e mais sensatas e, no entanto, é a mais esquecida de todas: sempre cobre de cada cliente o máximo que ele está disposto a pagar.
- Pergunte-se se um aumento de preços faria o cliente não ser mais cliente.
- Pergunte quanto o cliente está disposto a pagar: descubra a sensibilidade ao preço do cliente. Fale faixas de preços dos produtos e estude a reação do cliente. Dessa forma você tem uma noção de que faixa de preço pode abordar e poderá cobrar o maior preço possível.
- Segmente seus clientes para oferecer produtos mais customizados: dessa maneira poderá cobrar preços mais altos e conseguirá maximizar seu lucro.
- Ofereça mais de um produto ao cliente, dessa maneira será mais difícil para ele recusar a venda. Quando perder uma venda, analise o que aconteceu.
- Estude seus erros e avalie como poderia ter contornado a situação; o que você deveria ter feito de maneira diferente? Tente não repetir os mesmos erros com outros clientes.
- Independente do seu processo de vendas, reaja com rapidez e profissionalismo e faça o que for preciso para atender às necessidades do seu cliente.
- Mantenha um bom relacionamento com o cliente no pós-venda. Se ele comprou uma vez, pode comprar de novo desde que sinta confiança em você e em seu produto.
- Não se esqueça de investir no marketing, nos seus vendedores e no suporte ao cliente. Essas são áreas essenciais para a captação e a retenção dos seus clientes.
Espero que você tenha gostado destas dicas. Se você gostou eu recomendo a leitura do livro "Dobre seus lucros". Confira um resumo do mesmo: https://lps.marketeria.net.br/resumo-do-livro-dobre-seus-lucros