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Marketing e Vendas para empresas de tecnologia.

Escrito por Fábio Silva | 08/08/2017 15:55:50

<span style="font-weight: 400;">As empresas de tecnologia da informação (TI) compõem o grupo dos segmentos que mais investem em <strong>marketing e vendas</strong> no Brasil. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Isso se deve pelo excesso de concorrência neste mercado, mas também pelo fato de que uma gestão mais orientada a dados tende a ser mais calcada em informações que podem ser transformadas em </span><a href="https://marketeria.net.br/a-importancia-do-conteudo-como-estrategia-de-marketing-digital/"><span style="font-weight: 400;">conteúdos</span></a><span style="font-weight: 400;"> e ações de marketing.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Contudo, há ainda alguns erros sendo cometidos por muitas dessas organizações. E é sobre isso que vamos conversar ao longo deste artigo. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Continue lendo para entender quais equívocos não podem mais ser cometidos!</span></p> <h2><span style="font-weight: 400;">1. Não ter um público-alvo bem definido</span></h2> <p><span style="font-weight: 400;">A </span><a href="https://marketeria.net.br/como-escolher-o-publico-alvo-corretamente/"><span style="font-weight: 400;">definição do público-alvo</span></a><span style="font-weight: 400;"> é fundamental para qualquer planejamento e plano de ação relacionado a marketing e vendas. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Somente conhecendo com profundidade quem são os públicos de interesse do negócio é possível atrair consumidores e se relacionar com eles de uma maneira estratégica e eficaz.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">E a definição de público-alvo deve ser profunda, ou seja, deve contemplar desde as motivações que fazem com que pessoas (B2C) e empresas (B2B) buscam por recursos e serviços tecnológicos até a forma com que a marca vai se dirigir ao público (linguagem, tom de voz, tipos de conteúdos etc.).</span></p> <h2><span style="font-weight: 400;">2. Ser resistente aos novos métodos de marketing e vendas</span></h2> <p><span style="font-weight: 400;">Por incrível que pareça, muitas <strong>empresas de tecnologia</strong> ainda se prendem a métodos tradicionais de marketing e vendas. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Muitos gestores de tecnologia são reticentes a métodos como </span><a href="https://marketeria.net.br/inbound-marketing-para-empresas-de-tecnologia-quais-os-beneficios-e-como-fazer/"><span style="font-weight: 400;">Inbound Marketing</span></a><span style="font-weight: 400;">, </span><a href="https://marketeria.net.br/marketing-de-conteudo-e-a-sua-importancia/"><span style="font-weight: 400;">Marketing de Conteúdo</span></a><span style="font-weight: 400;">, </span><a href="https://marketeria.net.br/inbound-sales-o-que-e-e-como-funciona-este-processo-inovador-de-vendas/"><span style="font-weight: 400;">Inbound Sales</span></a><span style="font-weight: 400;"> etc.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">E isso é um problema, visto que toda a movimentação mercadológica hoje em dia tem forte influência da transformação digital. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Sem falar nos custos elevados de seguir fazendo anúncios em emissoras de rádio e TV, periódicos impressos etc.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Marketing e comunicação feitos no ambiente online oferecem inúmeros benefícios que não podem ser desprezados pelas empresas de tecnologia, incluindo controle de custos, menor gasto para aquisição de novos clientes, possibilidade de segmentação das ações e facilidade de mensuração de resultados.</span></p> <h2><span style="font-weight: 400;">3. Não traduzir o “tecniquês”</span></h2> <p><span style="font-weight: 400;">Pessoas e empresas não adquirem softwares e serviços tecnológicos por causa de suas qualidades técnicas. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">O que o público procura é resultados reais, facilidades para a </span><a href="https://marketeria.net.br/como-lidar-com-processo-de-venda-complexo/"><span style="font-weight: 400;">complexidade</span></a><span style="font-weight: 400;"> do seu dia a dia, seja ele pessoal ou empresarial.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">O excesso de “tecniquês”, ou seja, o uso de jargões ou termos técnicos, tende a dificultar a comunicação das empresas de TI com seus públicos de interesse. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Esse tipo de comunicação deve ser usado com profissionais de TI e não com gestores de negócios, por exemplo.</span></p> <h2><span style="font-weight: 400;">4. Não publicar cases de sucesso</span></h2> <p><span style="font-weight: 400;">Uma outra tática de marketing que muitas empresas de TI desconhecem é a publicação regular de cases de sucesso, </span><a href="https://marketeria.net.br/qualitin-aumenta-400-a-captacao-de-leads-com-inbound-marketing/"><span style="font-weight: 400;">histórias de projetos bem-sucedidos</span></a><span style="font-weight: 400;"> nas quais os clientes dão depoimentos atestando os resultados obtidos. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Os cases de sucesso, quando bem elaborados e publicados, têm o poder de evitar que a comunicação de uma empresa de tecnologia pareça autoelogio. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Ao mesmo tempo, geram aproximação com o público-alvo, elevam o valor percebido dos serviços e produtos, promovem reputação da marca, entre outras vantagens.</span></p> <h2><span style="font-weight: 400;">5. Não integrar marketing e vendas</span></h2> <p><span style="font-weight: 400;">Este não é um problema exclusivo das empresas de tecnologia, mas acontece bastante: os times de vendas e marketing atuam totalmente separados. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Há dez anos, isso era até aceitável, uma vez que a maioria dos negócios sequer entendia direito o que era o marketing. Hoje, não mais. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Hoje é preciso que os times que trabalham a marca atuem na captação e na qualificação dos leads para entregá-los ao comercial já preparados para uma abordagem de vendas.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;"> Por outro lado, o time de vendas também precisa interagir mais com o pessoal de marketing, fornecendo informações sobre o mercado, auxiliando na produção de conteúdo (indicações de pauta, por exemplo), facilitando o acesso aos clientes ativos para a construção de cases etc. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A </span><a href="https://marketeria.net.br/como-integrar-marketing-e-vendas-para-potencializar-suas-vendas/"><span style="font-weight: 400;">integração de marketing e vendas</span></a><span style="font-weight: 400;"> se dá também no nível gerencial. Empresas modernas agora criam indicadores de desempenho e metas conjuntas para os dois times. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">E isso é facilitado por softwares de CRM, sistemas de automação de marketing, soluções de BI, entre outras ferramentas tecnológicas. </span></p> <h2><span style="font-weight: 400;">6. Insistir em fazer marketing e vendas internamente, mesmo sem equipe e expertise suficientes</span></h2> <p><span style="font-weight: 400;">Por fim, mas não menos importante, a insistência em assumir a estratégia de marketing e comunicação sem ter equipe e conhecimento suficientes também é um equívoco de muitas empresas de TI, sobretudo pequenas e médias.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">A </span><a href="https://marketeria.net.br/4-motivos-para-contratar-uma-consultoria-de-marketing-digital-para-sua-empresa/"><span style="font-weight: 400;">contratação de consultorias especializadas</span></a><span style="font-weight: 400;"> têm sido a tábua de salvação de organizações de todos os portes e em todos os segmentos de atuação. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Isso porque um bom parceiro pode ajudar no planejamento e na execução de ações de marketing digital, por exemplo, com um custo menor e visando acelerar os resultados. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Como sua empresa de tecnologia tem trabalhado suas ações de comunicação e marketing? Alguma dessas falhas citadas acima ainda persistem na sua operação? Deixe seu comentário!</span>